O Aquário Municipal de Piracicaba Ilda Borges Gonçalves recebeu três novas espécies de peixes que podem ser vistas pelo público. Entre elas está o tucunaré-pinima, considerado o segundo maior da espécie no Brasil. O espaço, que fica no Parque do Mirante e é mantido pela Prefeitura, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), é uma opção de visita durante as férias escolares.

O tucunaré-pinima pode ser encontrado em regiões das bacias hidrográficas do baixo Amazonas, baixo Tapajós, baixo Tocantins e baixo Xingu, e é conhecido por ser um dos mais fortes entre os membros dessa família de peixes.

Peixe prateado com listras pretas à frente com peixe alaranjado ao fundo nadando em aquário
Zebra Real é uma das três espécies novas no Aquário Municipal de Piracicaba


Cláudio Amaral, encarregado do Aquário Municipal, explica que ele é considerado o segundo maior tucunaré do Brasil, podendo chegar a quase um metro de comprimento e pesar cerca de 11 quilos. Carnívoro e extremamente voraz, o peixe é classificado como um superpredador.

Já a espécie piraputanga é originária do Mato Grosso do Sul e é onívora, podendo atingir 50 centímetros quando adulta e pesar 3 quilos. Segundo Amaral, por ter a carne muito saborosa e ser quase impossível a sua criação em cativeiro (pela dificuldade de procriação artificial), a espécie está ameaçada de extinção.

Peixe grande em tom marrom com manchas pretas ao lado de peixe menor branco nadando em aquário
Tucunaré pinima é considerado o segundo maior da espécie no Brasil


O zebra real, ou tilápia buttikoferi, pode ser reconhecido no aquário por ter listras pretas, assim como a zebra. A espécie é originária do oeste africano, encontrada nos lagos Malawi ou Tanganyka. Amaral explica ainda que, por ser muito territorialista, é raro encontrar a espécie em aquários. É o menor entre os três, chegando a no máximo 35 centímetros quando adulto, e também é onívoro.

Segundo Amaral, o Aquário recebeu as espécies no dia 20/12/2023.

Peixe grande branco prateado com cauda laranja com faixa preta nadando em aquário com fundo de areia branca
Piraputanga, espécie que pode ser vista no Aquário Municipal de Piracicaba, está ameaçada de extinção


O ESPAÇO – Atualmente, a população pode visitar 116 espécies de peixes e duas de artrópodes (camarão fantasma e lagosta filtradora), que estão em três aquários e dois grandes lagos divididos em quatro setores do Aquário Municipal. Cada aquário tem capacidade para 2.400 litros de água e mede três metros de comprimento.

Há peixes nativos de vários países de quatro continentes (Ásia, África, Europa e Américas), como carpas, dourado, pacu, pirarara, pangasius, entre outros. O local tem ainda placas informativas sobre as espécies e seu habitat, ampliando a consciência sobre a importância da preservação dos rios.

Aquário grande e comprido instalado em parede branca, com ao menos seis peixes nadando entre decoração que imita troncos ao fundo. Homem segurando criança no colo com menina de cerca de oito anos olham o aquário.
Aquário Municipal de Piracicaba é atração para crianças nas férias


No período da Piracema, também é possível observar do Aquário o salto dos peixes na correnteza do Rio Piracicaba.

SERVIÇO – Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves. Avenida Doutor Maurice Allain, 454, no Parque do Mirante, bairro Vila Rezende. Visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.