Alunos de entidades do município participaram de vivência paradesportiva de atletismo
Atividades foram realizadas no Estádio Barão da Serra Negra; programa promove inclusão das pessoas com deficiência

Os alunos atendidos pelo Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba) e Espaço Pipa tiveram uma atividade diferente da habitual na terça-feira (09/06) e quarta-feira (10/06) em mais uma ação do programa Vivências Paradesportivas, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
Na ocasião, alunos das entidades participaram de atividades com aulas práticas de atletismo com corridas, arremessos e lançamentos no Estádio Municipal Barão da Serra Negra.
Com foco na inclusão, o programa também promove o desenvolvimento motor e valorização das pessoas com deficiência por meio da prática esportiva. “Foi muito gratificante levar esse conhecimento da modalidade aos alunos ampliando assim o acesso ao paradesporto, além de experiências práticas e educativas”, ressaltou o assessor da secretaria e responsável técnico pelo projeto Eduardo Azzini.
Durante toda ação, os alunos ficaram atentos aos ensinamentos teóricos transmitidos pelo professor de atletismo da Secretaria de Esportes, Welington Fraga, e pelas professoras Márcia Fabiana, Ariane Pizzol e Juliana Cordeiro, do setor paradesporto. Em seguida, participaram das aulas práticas.

Segundo Solange Granadier, mãe da aluna Thainá, atendida pelo Espaço Pipa, a experiência foi muito positiva. “Pra gente, pais e alunos, essa vivência é muito importante. Nas próximas, com certeza estaremos presentes”.
O secretário de Esportes, Roger Carneiro, explica que o programa representa um avanço nas políticas públicas de inclusão no município. “Nosso objetivo é garantir que pessoas com deficiência tenham a oportunidade de vivenciar o paradesporto como espaço de pertencimento, crescimento e autonomia. Essa ação transforma vidas e promove o respeito à diversidade”.