Portal do Município de Piracicaba
 

Alunos de entidades do município participaram de vivência paradesportiva de atletismo

Atividades foram realizadas no Estádio Barão da Serra Negra; programa promove inclusão das pessoas com deficiência

Por CCS / Publicado em 11/06/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas, a maioria com deficiência, reunidas em um campo de futebol, aparentemente participando de alguma atividade esportiva ou treinamento. Elas estão em pé em formação, com uma instrutora ou treinadora interagindo com elas. Ao fundo, há uma arquibancada vazia de um estádio. O clima parece nublado. As pessoas estão vestindo roupas esportivas, e algumas delas usam camisetas com logotipos. A cena sugere um evento inclusivo que promove esportes para pessoas com deficiência.
Alunos atendidos pelo Espaço Pipa recebem orientação

Os alunos atendidos pelo Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba) e Espaço Pipa tiveram uma atividade diferente da habitual na terça-feira (09/06) e quarta-feira (10/06) em mais uma ação do programa Vivências Paradesportivas, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.

Na ocasião, alunos das entidades participaram de atividades com aulas práticas de atletismo com corridas, arremessos e lançamentos no Estádio Municipal Barão da Serra Negra.

Com foco na inclusão, o programa também promove o desenvolvimento motor e valorização das pessoas com deficiência por meio da prática esportiva. “Foi muito gratificante levar esse conhecimento da modalidade aos alunos ampliando assim o acesso ao paradesporto, além de experiências práticas e educativas”, ressaltou o assessor da secretaria e responsável técnico pelo projeto Eduardo Azzini.

Durante toda ação, os alunos ficaram atentos aos ensinamentos teóricos transmitidos pelo professor de atletismo da Secretaria de Esportes, Welington Fraga, e pelas professoras Márcia Fabiana, Ariane Pizzol e Juliana Cordeiro, do setor paradesporto. Em seguida, participaram das aulas práticas.

A imagem mostra um grupo de pessoas fazendo exercícios de alongamento em um campo gramado na frente de uma arquibancada de concreto de um estádio. As pessoas estão em pé, com os braços levantados acima da cabeça, em uma postura de alongamento. Há cerca de dez pessoas no grupo, com uma mistura de homens e mulheres de várias idades. Eles parecem estar se alongando juntos como um grupo ou classe de exercícios. O estádio em segundo plano é de concreto e parece antigo ou desgastado. As arquibancadas são de concreto com assentos azuis claros. Há uma cerca metálica entre o campo gramado e as arquibancadas. O céu está claro e ensolarado, com algumas nuvens. O geral é de uma cena serena e tranquila de pessoas se exercitando ao ar livre.
Alunos do Avistar realizam aquecimento antes da atividade prática

Segundo Solange Granadier, mãe da aluna Thainá, atendida pelo Espaço Pipa, a experiência foi muito positiva. “Pra gente, pais e alunos, essa vivência é muito importante. Nas próximas, com certeza estaremos presentes”.

O secretário de Esportes, Roger Carneiro, explica que o programa representa um avanço nas políticas públicas de inclusão no município. “Nosso objetivo é garantir que pessoas com deficiência tenham a oportunidade de vivenciar o paradesporto como espaço de pertencimento, crescimento e autonomia. Essa ação transforma vidas e promove o respeito à diversidade”.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.