Portal do Município de Piracicaba

Agenda Pira 35 entra na fase de elaboração de propostas

Encontro realizado ontem (26/11), o último de elaboração de diagnósticos, reuniu aproximadamente 150 pessoas na Escola Estadual Professor José Mello de Moraes

Por CCS / Publicado em 27/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

O quarto e último encontro para elaboração de diagnósticos da cidade na Agenda Pira 35, documento que vai apresentar as diretrizes para o desenvolvimento integrado sustentável de Piracicaba até o ano 2035, aconteceu ontem, quarta-feira, 26/11, na Escola Estadual Professor José Mello de Moraes, no bairro São Judas, com a presença de aproximadamente 150 representantes da sociedade civil. A próxima etapa, que começa no dia 3/12, dará início à elaboração das propostas.

A imagem mostra uma sala de aula com várias pessoas sentadas em carteiras organizadas em filas. A maioria está voltada para a frente da sala, onde há uma grande tela exibindo algum tipo de tabela ou planilha. As pessoas parecem ser alunos e um professor ou instrutor, que está à direita, sentado e sorrindo, vestindo camisa azul escura e calça clara. A sala é iluminada por luz artificial e tem paredes claras com janelas cobertas por cortinas. Há cadeiras empilhadas ao fundo e o chão é de azulejo. A atmosfera parece ser informal e descontraída, possivelmente durante uma aula, reunião ou apresentação.
Grupos, como o da Saúde, fizeram dignósticos de cada área

Reunidos em grupos temáticos, os participantes discutem os temas assistência social, agricultura e abastecimento, desenvolvimento econômico, educação, habitação e gestão territorial, meio ambiente, saúde, esporte, turismo, cultura, segurança pública, emprego e renda, entre outros. Os encontros acontecem em salas da escola, com a participação de gestores públicos, nas funções de coordenadores e assessores, e um relator (em parceria com o instituto educacional Pecege).

A imagem mostra um grupo de adultos em uma sala que parece ser uma sala de aula ou de reunião. Eles estão interagindo com um quadro branco onde estão fixadas várias folhas com pontos coloridos e textos. No centro da imagem, uma mulher vestindo um vestido laranja está de braços levantados, tocando ou apontando para uma dessas folhas no quadro. Ao lado dela, outra mulher, vestida com uma blusa azul clara, também está focada nas folhas do quadro. Ao fundo, outras pessoas observam ou conversam entre si. A sala está iluminada por luzes fluorescentes no teto e possui mesas e cadeiras organizadas, típicas de um ambiente educacional ou de oficina. A atmosfera sugere uma atividade colaborativa ou uma dinâmica de grupo, com as pessoas envolvidas e concentradas na tarefa.
Cada grupo desenvolve dinâmica própria para fazer os levantamentos

Cada grupo de trabalho cria sua própria dinâmica para abordar os assuntos, com o intuito de realizar o diagnóstico das áreas e, então, como vai acontecer nos quatro próximos encontros programados, propor planos e ações visando os objetivos.

Integrante do grupo Trabalho, Emprego e Renda, o diretor do Senai, Ophir Figueiredo Júnior, vê a integração das informações entre os setores participantes como um dos principais pontos positivos dos encontros. “São diversas informações que se conectam e vão servir de base para elaborar os planos de ações”, disse. Para ele, a “excelente iniciativa” apresenta boa resposta da comunidade, que tem marcado presença nos encontros. “O resultado será um plano para a cidade e não para uma administração, para os próximos 10 ou 20 anos”.

A imagem mostra um homem de meia-idade, com cabelos grisalhos e óculos, olhando diretamente para a câmera. Ele veste uma camisa branca com uma faixa vermelha na gola e tem uma caneta e um objeto preto no bolso da camisa. Ao fundo, há um quadro branco com algumas anotações escritas à mão, incluindo palavras e números como "26 11", "milição", "→ 0312", "Profissional", "A12" e "+ Cursos". O ambiente parece ser um escritório ou uma sala de aula, com iluminação clara e artificial. A expressão do homem é neutra, e a composição da foto foca principalmente no rosto dele, com o quadro ao fundo ligeiramente desfocado.
Ophir Figueiredo Júnior, diretor do Senai, considera excelente a iniciativa de elaboração da Agenda Pira 35

O educador popular Adilson Morais, da Casa de Cultura Hip Hop, está no grupo de Esportes. Decidiu participar dos encontros para saber mais sobre políticas públicas e também para divulgar experiências bem-sucedidas já realizadas na Casa do Hip Hop. “Os projetos que realizamos na nossa região podem acontecer na cidade inteira e até servir de modelo para outros locais”, pontua, destacando benefícios da prática de esportes como ferramenta de inclusão, social, cultural e também para a saúde mental. “É importante essa junção de diferentes experiências para aprendermos uns com os outros e sonharmos com uma cidade melhor”.

A imagem mostra um homem em um retrato médio, com tatuagens visíveis no pescoço e no peito. Ele usa um boné azul e uma camiseta branca com um logotipo preto que diz "VISH". O homem está olhando para a câmera com um leve sorriso. O fundo é uma parede branca lisa com um padrão sutil, sugerindo um ambiente interno, como um escritório ou estúdio. A iluminação é clara e uniforme, destacando o rosto e a parte superior do corpo do homem. A composição é simples, focando no sujeito centralizado na imagem.
Educador popular e skatista Adilson Morais acredita que a junção de diferentes experiências de participantes dos grupos temáticos ajudam a construir uma cidade melhor

Diferente do que ocorre regularmente, com reuniões quinzenais, o próximo encontro será na próxima semana, dia 3. O cronograma para elaboração da Agenda Pira 35 prevê também reuniões nos dias 17 de dezembro de 2025 e 7 e 21 de janeiro de 2026, quando os encontros já serão para propor programas/planos para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba. Os planos e ações propostos nos encontros serão divididos em curto (2026-2028), médio (2029 – 2031) e longo (2032 – 2035) prazos. O documento completo da Agenda Pira 35, com todas as propostas, está previsto para ser lançado em março de 2026.

COORDENAÇÃO – A Comissão Coordenadora da Agenda Pira 35 é formada por Francisco Duarte e Clarissa Quiararia, como representantes do Poder Público e Sergio Furtuoso e Clovis Vaz, representando a Sociedade Civil. Já os integrantes da Secretaria-Executiva são os secretários municipais José Luiz Ribeiro (Trabalho, Emprego e Renda), Reinaldo Pousa (executivo de Transportes Internos), e Thais Fornicola Neves (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio). Outras informações sobre a Agenda Pira 35 estão disponíveis nos contatos agendapira35@piracicaba.sp.gov.br e (19) 9.9834-4697 (WhatsApp).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.