Ação da prefeitura leva atividades educativas e orientativas sobre a dengue por meio de agentes do PMCA nos terminais de ônibus da cidade

Cerca de 4.000 pessoas foram atendidas ou orientadas pelas equipes do Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCA), da Secretaria de Saúde, durante intervenção educativa e orientativa realizada nos terminais de ônibus do Centro (TCI), no Vila Sônia (TVS) e no Piracicamirim (TPI) no último sábado, 03/02. Na oportunidade, os agentes realizaram esquetes interativas com a população, além de ter um ponto fixo dentro dos terminais com panfletagem e esclarecimento de dúvidas sobre a dengue.

A atividade foi considerada positiva pelo secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior. “É um momento importante para a conscientização e ficamos felizes pelo recebimento das nossas equipes nos terminais. Os usuários do transporte público participaram das ações e tiraram dúvidas sobre como prevenir contra a dengue”, afirmou.

No próximo sábado, 10/02, das 8h às 12h, as equipes do PMCA estarão novamente com a atividade no terminal de ônibus da Vila Sônia (TVS).

Agentes do PMCA fizeram ação educativa, orientativa e entregaram panfletos com informações sobre o combate a dengue

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 02/02 de 2024 foram registradas 1.727 notificações para a dengue com 607 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2023, foram 477 notificações, 25 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 638 notificações, oito confirmações, sem óbito.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação junto ao SIP 156 ou diretamente no PMCA no telefone 3427-3351.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.