Edição de 2023 do SBA tem obras de diversas técnicas e temáticas dentro do conceito de belas artes

Um dos salões de artes plásticas mais tradicionais do país, o Salão de Belas Artes (SBA) de Piracicaba está de volta, após hiato de três anos devido à pandemia. A 68ª edição será aberta amanhã, sexta-feira, 11/08, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, com cerimonial e visita à exposição, que está montada no hall do teatro. A entrada é gratuita e o evento faz parte da programação de 256 anos da cidade.

A mostra em 2023 tem 64 trabalhos de 38 artistas, entre pinturas, aquarelas e desenhos nas técnicas de óleo sobre tela, nanquim, pastel e esculturas de gesso, bronze, entre outros materiais. As temáticas são retratos, paisagens e naturezas mortas. O SBA é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). O salão tem apoio da Fundiart.

Juliana Mazzero e Renata Gava e o busto, em gesso, de Don Diórgenes

A seleção e premiação foram feitas entre 306 obras recebidas de 89 artistas pertencentes a sete estados do Brasil. Na primeira fase de seleção, o número foi reduzido a 107 pela comissão interna do evento, formada por Carlos Alberto Valério, Esio Antonio Pezzato (presidente da Comissão Organizadora), Juliana de Fátima Mazzero, Maurici Luis Scarpari e Odair Jorge Demarchi.

A seleção e premiação aconteceu no dia 6/07, no hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, pelo júri formado por Carmelo Gentil Filho, Clóvis Pescio, Patrícia Scalon, Renato Palmuti e Ronaldo Lopes.

Quatro das obras premiadas do 68º Salão de Belas Artes são Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba. Os artistas e respectivas obras contemplados são: Jesser Valzacchi, com o óleo sobre tela Estado de Espírito, que também recebe o prêmio Medalha de Ouro; Felipe Marques Salsano Barbosa, com a óleo sobre tela Fé, também Medalha de Prata; e Bruno Mantelatto Delgado, com o conjunto de dois óleos sobre tela, Ronaldo e Maria, que recebem ainda a Medalha de Bronze.

Jesser Valzacchi é Medalha de Ouro com a obra Estado de Espírito

Outras quatro obras recebem o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores. Tatiana Cipoli, com as pinturas em aquarela Backpacks e Coffee, e Eliana Lima, com os desenhos Modelo Vera 01 e Modelo Vera 02.

O 68º Salão de Belas Artes ainda contempla Thales Fernando Pomb com Menção Honrosa pelo conjunto das três obras enviadas: Meu avô Sebastião, Minha avó Inge e Autorretrato, todos elas pinturas em óleo sobre tela.

A continuidade do Salão de Belas Artes, afirma Carlos Beltrame, secretário da Semac, reforça o compromisso da gestão Luciano Almeida com a valorização da cultura. “Em um mês tão especial à cidade, com eventos de várias expressões culturais, as artes plásticas estão muito bem representadas pela 68ª edição do SBA, com uma interessante coleção de quadros e esculturas a serem apreciadas no hall do Teatro Dr. Losso Netto”.

A nova diretora da Pinacoteca, Renata Gava, destaca a importância do SBA à movimentação cultural de Piracicaba. “Tradicional na esfera artística, e não apenas piracicabana, propicia abertamente movimentação cultural e valorização dos trabalhos artísticos selecionados, o que contribui notavelmente na formação e ampliação do acervo do município”.

SBA deste ano contém 64 peças

O presidente da comissão organizadora, Esio Pezzato, ressalta que o Salão de Belas Artes “volta vigoroso, com novas tendências, novas técnicas, e artistas novos, que nunca tinham enviado antes, além de nomes conhecidos das artes plásticas, que constantemente participam do SBA”.

SERVIÇO – 68ª Salão de Belas Artes. Abertura amanhã, 11/08, às 20h, no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Avenida Independência, 277. Visitação de 12/08 a 1º/09, com entrada gratuita. Informações: 3403-2600.

salão de belas artes; teatro municipal dr. losso netto; pinacoteca; artes plásticas; semac; cultura