A segunda fase dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), ministrados pelo Senac e Senai, vai se encerrar neste mês de agosto. No período foram realizados nove cursos presenciais com 543 alunos matriculados.

O curso de Confeiteiro possui carga horária de 160 horas

A iniciativa da Semdettur nasceu para a qualificação profissional nas áreas de serviços, comércio, indústria e tecnologia, atendendo a demanda das empresas locais, vocações comerciais e resultados de pesquisas realizadas junto ao mercado de trabalho. A Pasta está investindo R$ 636 mil na realização destes cursos. A Semdettur vai divulgar em breve a 3ª fase dos cursos gratuitos em suas mídias digitais pelo site http://semdettur.piracicaba.sp.gov.br/

Os cursos oferecidos no período de julho/agosto pelo Senai foram pizzaiolo, doces finos e confeiteiros. Já o Senac disponibilizou os cursos de alongamento de unhas, analista de marketing em mídias sociais, maquiador, massagem relaxante, penteados e técnicas de depilação.

Ana Flávia disse que recebeu ensinamentos que vai levar por toda a vida

José Luiz Guidotti Júnior, secretário da Semdettur, está satisfeito com os resultados obtidos, lembrando que a grade de programação curricular oferecida pelo Senac e Senai foi montada conforme comportamento do mercado local. “Muitos já abriram os seus próprios negócios e estão ganhando o seu sustento por meio desta iniciativa. Quem não se qualifica não consegue mais se inserir no mercado de trabalho”, destacou Guidottti.

CONFEITEIROS – Com carga horária de 160 horas, o curso de confeitaria do Senai é um bom exemplo de como a qualificação pode garantir uma rápida inserção no mercado de trabalho. Romilda Alves dos Santos, 31, disse que o curso serviu para aprimorar o que ela já fazia, além de conferir um diploma de certificação. “Com certeza me tornei uma profissional melhor porque estou vendendo mais e os clientes já estão elogiando o novo cardápio que tenho oferecido”, destacou Romilda.

Gustavo Borba de Lima, 27, disse que aprendeu receitas novas no curso, assim como a trabalhar em equipe e a se organizar melhor na cozinha. Ele disse que já aumentou a produção de doces e agora conta com a ajuda de toda a família nesta atividade. Emocionada, Ana Flávia Cruz, 45, agradeceu a iniciativa oferecida pela Semdettur, lembrando que está realizando um sonho ao concluir o curso de confeitaria. “Recebi ensinamentos que vou levar para toda a minha e que agora estão me abrindo novas oportunidades de vender meus produtos”, destacou.

Gustavo está contando com o apoio da família nesta atividade