Prefeito Luciano e secretário Beltrame junto ao cartaz da 51 edicao do Salão de Humor

O 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), está com as inscrições abertas. A ficha de inscrição e o regulamento, que dispõe sobre datas, regras de participação, premiação e outras informações, estão disponíveis no site do evento salaointernacionaldehumor.com.br. A 51ª edição será inaugurada no dia 31/08.

Como destaca o regulamento, as inscrições de trabalhos em todas as categorias devem ser efetuadas até o dia 16/06. O documento também institui que o 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que fica aberto à visitação gratuita no Armazém 14, no Parque do Engenho Central, até o dia 3/11.

As novidades da edição 2024 ficam por conta do Prêmio Instituto Arcor – Direito das Crianças, em homenagem aos 20 anos do Instituto no Brasil, além da categoria Prêmio Temático, que este ano é Mulher. O cartaz do 51º Salão de Humor, aliás, foi feito por uma mulher, a cartunista gaúcha Fabiane Langona, que em 2023 foi integrante do Júri de Premiação da histórica 50ª edição do evento.

Cartaz do 51 Salao de Humor, por Fabiane Langona
Cartaz do 51 Salão Internacional de Humor de Piracicaba, por Fabiane Langona

Sobre a participação dos artistas, o regulamento aponta que profissionais e amadores podem inscrever trabalhos autorais, que não foram selecionados anteriormente, não foram premiados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba ou em outros eventos gráficos até a data de encerramento das inscrições.

Os trabalhos podem ser enviados por correio ou transportadora, por e-mail ou pessoalmente no Cedhu, que fica no prédio administrativo do Engenho Central.

Cada artista pode inscrever no máximo três obras por categoria, que nesta 51ª edição são: cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais), charge (humor gráfico com temas jornalísticos da atualidade), caricatura (humor gráfico que expressa os traços físicos e/ou de caráter de personalidade conhecida), tiras/HQ (arte gráfica em sequência; para HQs serão aceitas histórias com no máximo duas páginas) e esculturas (trabalhos de humor em 3D), além do Prêmio Unimed Saúde.

Junior Kadeshi, diretor do Salão de Humor, comenta sobre esta etapa da 51ª edição. “Lançamos o regulamento da edição 2024 com a expectativa de superar os recordes de inscrições dos anos anteriores. O Tema Mulher, sugerido para este ano, abre espaço para um mar de inspiração para artistas do mundo todo se aventurarem a falar desse ser extraordinário e maravilhoso, de onde todos viemos!”.

As inscrições e o regulamento do 22º Salãozinho de Humor de Piracicaba, ressalta Kadeshi, será apresentado nos próximos dias.

PREMIAÇÃO – A 51ª edição vai oferecer R$ 90 mil em prêmios aquisitivos. Serão cinco prêmios no valor de R$ 7.500,00 cada, divididos entre as categorias – cartum, charge, caricatura, escultura e tiras. A categoria Temático – Mulher também concederá um prêmio de R$ 7.500,00, destinado a trabalhos de qualquer categoria (cartum, charge, caricatura ou tiras).

Tem, também, um prêmio de R$ 15.000,00 denominado Grande Prêmio, escolhido entre os premiados das cinco categorias de base (cartum, charge, caricatura, escultura, tiras e prêmio temático).

Já o prêmio denominado Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto dará R$ 7.500,00 por votação eletrônica aberta. Os trabalhos concorrentes serão escolhidos entre as menções honrosas escolhidas pelo Júri de Seleção. Os indicados, assim como o período e local de votação serão anunciados na abertura do evento.

O Prêmio Câmara de Vereadores Piracicaba, exclusivo para a categoria caricatura, oferecerá R$ 7.500,00. Tem outro prêmio de R$ 7.500,00 denominado Prêmio Saúde Unimed, destinado para trabalhos de qualquer categoria que explorem a temática saúde, pago pela empresa Unimed Piracicaba.

E, por fim, terá, um prêmio no valor de R$ 7.500,00, denominado Prêmio Instituto Arcor – Direitos das Crianças, destinado para trabalhos de qualquer categoria que explorem a temática direitos das crianças, pago diretamente ao artista pelo Instituto Arcor.

SERVIÇO – As inscrições para o 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16/06 pelo site do evento (salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br), via Correios (Avenida Maurice Allain, nº 454, Parque do Engenho Central. Caixa Postal 12. Piracicaba- SP, Cep: 13.405-123) ou pessoalmente no Cedhu, Prédio Administrativo, no Engenho Central. Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620 ou (19) 3403-2623.