Prefeito Luciano e secretário Beltrame junto ao cartaz da 51 edicao do Salão de Humor

Com uma arte que reflete a loucura do mundo atual e o lado prazeroso de se viver nele, a ilustradora brasileira Fabiane Langona se torna a primeira mulher brasileira a assinar o cartaz de uma edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em seus 51 anos de história. O cartaz da mostra, assim como o do 22º Salãozinho de Humor, que também foi produzido por uma mulher brasileira – Claudia Kfouri, em parceria com seu filho Antônio, de 9 anos – pela primeira vez, e o novo presidente da mostra, o piracicabano Kevin Freitas, foram apresentados na manhã de hoje, quarta-feira, 13/02, durante coletiva de imprensa no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho.

O 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) e será aberto em agosto.

Participaram da coletiva o prefeito Luciano Almeida, o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, o diretor do Cedhu, Junior Kadeshi, e Kevin Freitas, e as artistas, por meio de chamada de vídeo.

Novidades do Salão de Humor foram apresentadas no palco do Teatro do Engenho

O prefeito Luciano Almeida elogiou as escolhas das artistas para fazer as artes oficiais do 51º Salão de Humor e o 22º Salãozinho, além de dar boas-vindas ao novo presidente do evento. “Será um ano proveitoso para o nosso Salão de Humor que vem aí com uma mostra itinerante pelo Brasil”, adiantou o prefeito.

A gaúcha Fabiane Langona, que trabalha na Folha de S. Paulo e integrou o júri de premiação na 50ª edição do Salão, em 2023, falou que o convite para criar o cartaz do Salão foi recebido com alegria e nervosismo. “Muitos artistas que admiro já fizeram trabalhos incríveis no cartaz que apresenta o Salão de Humor, como Fortuna, Jaguar, Angeli, Ziraldo, meus conterrâneos Santiago, Edgar Vasquez. Suei um pouco pra desenhá-lo, tendo em vista o momento histórico em que vivemos no mundo. Não que o mundo já tenha sido um lugar fofo e adocicado. O próprio Salão nasceu em um período tenebroso (Ditadura). Tentei dar um certo respiro com meu desenho. Uma macarronada de lápis, gostosa. Tensa, aflita e ansiosa, mas, ainda assim, gostosa”, conta Fabiana sobre sua obra.

Artistas dos cartazes, Fabiane Langona, Claudia Kfouri e o filho Antonio, participaram ao vivo por video

Cláudia Kfouri e o filho Antônio também falaram sobre a confecção do cartaz do 22º Salãozinho. “Foi uma festa quando recebemos o convite. Eu que ajudei ele”, brincou Cláudia, que foi a quarta colocada do Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto no 50º Salão de Humor, além de receber prêmio Menção Honrosa nesta mesma edição do ano passado.

“Escolhemos o tema do universo, que todos reconhecem e têm interesse e chamamos a atenção para a questão do meio ambiente e das guerras, usando a cor cinza para o planeta Terra. Para ajudar o astronauta (que pode ser qualquer um de nós, humanos) na missão de salvar o planeta e trazer suas cores de volta, chamamos várias criaturas extraterrestres para dar uma mãozinha”, completa a artista.

NOVO PRESIDENTE – O piracicabano Kevin Freitas está à frente da AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba) desde 2020. “Vou presidir esta edição pensando em novas soluções para o Salão”, ele disse durante a coletiva no Teatro do Engenho. Kevin substitui Paulo Bonfá, que foi presidente durante as últimas quatro edições.

Kevin Freitas e Junior Kadeshi apresentam a arte do cartaz do 22 Salãozinho

O diretor do Cedhu, Junior Kadeshi, elogiou a escolha de Kevin. “Ele é muito envolvido com o Salão e está inserido no mundo das HQs, certamente trará novidades nesta vertente. É uma pessoa jovem, que circula bem nas artes em geral em Piracicaba”.

HUMOR O ANO TODO – O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, lembrou que as novidades apresentadas nesta quarta se somam à primeira atividade do Salão de Humor em 2024, que foi a inauguração, no último sábado, 9/03, da mostra Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem, aberta até o início do mês de abril à visitação gratuita no Armazém 14, do Engenho Central.

“O Salão Internacional de Humor de Piracicaba deste ano é uma extensão natural da histórica quinquagésima edição, que foi celebrada ao longo de 2023 com tantas exposições e momentos brilhantes. Com as artes reveladas, queremos mostrar o empenho da Semac, e claro, desta gestão, em manter a excelência na produção de todas as edições do Salão de Humor, o nosso Salão de Humor, que enaltece o nome de Piracicaba ao mundo como referência no apoio e divulgação das artes gráficas há mais de 50 anos”.

O regulamento desta edição Salão de Humor, assim como o início das inscrições, serão divulgadas no final deste mês.