As rainhas da festa forram apresentadas acompanhadas dos atiradores do Tiro de Guerra

Em uma celebração da solidariedade, a 39ª edição da Festa das Nações foi lançada oficialmente na noite de ontem, 16/04, em evento realizado no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. A festa será realizada entre os dias 15 e 19 de maio, no Engenho, e é um dos maiores eventos filantrópicos do interior paulista. Toda a renda da festa será revertida em prol de 19 instituições sociais de Piracicaba, que representam 17 nações.

Realizada pela Associação Cultural Festa das Nações (Fenapi), a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), com organização da Secretaria Municipal de Governo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.

Para oficializar o lançamento da festa, subiram ao palco o prefeito Luciano Almeida; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Almeida; a secretária de Governo, Tássia Espego; o vereador Gustavo Pompeo, representando a Câmara Municipal; o CEO da Tools Digital Services, Alexandre Soares, que representou os patrocinadores; e Fábio do Amaral Sanches, presidente da Fenapi.

O prefeito enalteceu o evento e seu objetivo central, que é o de fomentar a ação social na cidade. “Enquanto Prefeitura, temos nossas secretarias e estruturas, de alguma forma, envolvidas com as entidades, que nos ajudam todos os dias na cidade. E sabemos o quão difícil é manterem seus trabalhos. Então, como poder público, vejo que ajudar na realização da Festa das Nações é uma forma de retribuir tudo o que as entidades fazem. A festa é uma homenagem a essas instituições. E acredito que neste ano vamos fazer um evento ainda melhor. A festa que faz com que Piracicaba seja diferenciada, porque todo mundo se une, governo municipal, iniciativa privada e sociedade, em prol de um bem comum”, declarou.

Luciano Almeida enalteceu o evento e seu objetivo central, que é o de fomentar a ação social na cidade

A presidente do Fussp, Andréa Almeida, fez uma dedicatória de agradecimento aos envolvidos na realização da festa. “É com muita alegria e gratidão que faço parte desse evento. Alegria por representar, por mais um ano, o Fundo Social, e gratidão por todos que vêm à festa, aos servidores da Prefeitura, que trabalham incansavelmente pra que a festa aconteça, mas, minha gratidão maior é aos voluntários. Eles são a principal força desse evento”, disse.

“Tenho um prazer imenso de estar aqui, na festa da solidariedade. A Festa das Nações cria uma atmosfera diferente na cidade, porque é perceptível ver o empenho e a dedicação que Piracicaba inteira coloca neste evento. O sentimento que reverbera das pessoas durante a festa é algo único”, acrescentou Tássia Espego, secretária de Governo.

O presidente da Fenapi, Fabio Sanches, evidenciou a união que faz a festa acontecer

O presidente da Fenapi, Fabio Sanches, evidenciou a união de todos os setores, público e privado, e sociedade em benesse da festa. “Pela terceira vez tenho a honra de estar, nesse momento, no lançamento da Festa das Nações. E em cada uma dessas vezes, sempre trouxe comigo uma enorme alegria e uma responsabilidade muito grande, inerentes a quem se envolve em um evento dessa magnitude. E junto desses sentimentos trago também um agradecimento a todas as 19 entidades que fazem parte da festa, aos diretores da Fenapi, a todas as secretarias municipais, aos patrocinadores e às centenas de pessoas que participam do evento todos os anos, incluindo pessoas de outras cidades que vêm a Piracicaba só para prestigiar a Festa das Nações. Esse evento é enorme, mas não é maior do que o impacto que ele causa. Estamos ansiosos para compartilhar com todos momentos e experiências fantásticas”, destacou.

Andréa Almeida ressaltou a força do trabalho voluntário, que rege a Festa das Nações

Sanches ainda acrescentou que, neste ano, a Festa das Nações terá um foco maior nas apresentações culturais típicas da cada nação representada. “Nossa intenção é que as pessoas se sintam viajando naquele país, naquele momento”, acrescentou.

O vereador Gustavo Pompeo comentou sobre as emoções que a Festa das Nações traz. “Essa festa é uma das coisas que mais me emocionam, trazendo um pedacinho de cada nação, mas levando uma questão muito maior que é ajudar as entidades. Eu, como piracicabano, quero agradecer a todos os que se dedicam à Festa das Nações”.“Ano passado estava no restaurante português e fiquei impressionado com a qualidade de tudo que estava sendo apresentado. Então pensei que no próximo ano queria estar a festa. E estou aqui. Por isso, em nome de todos os patrocinadores, digo que é uma grande honra e um prazer fazer parte da Festa das Nações, que é tão representativa e tão importante em termos sociais”, disse Alexandre Soares, da Tools, em seu discurso.

HOMENAGENS – Após o discurso das autoridades, o evento contou com uma homenagem da Prefeitura, por meio do Fussp, e da Fenapi aos voluntários da Festa das Nações. A honraria foi entregue a um representante de cada entidade participante da festa, pelas mãos do prefeito Luciano Almeida e da presidente do Fussp, Andréa Almeida.

Representantes das 19 entidades participantes da festa receberam homenagens em nome de todos os voluntários

Receberam a homenagem: Benedito De Sousa (Centro de Reabilitação de Piracicaba), Francisco José Valerio (Lions Clube de Piracicaba – Independência), Geraldo Suyeyassu Júnior (Fundação Jaime Pereira – Funjape), Gilberto Albieri (Grupo Escoteiro São Mário 144), João Magnani (Instituto Formar), Jussara Botti (Escola Passo a Passo), Lia Mara De Oliveira (Casa do Hip Hop), Lucas Modolo Gachido (Associação Presbiteriana – APFP), Marcos Inforçato (Educando Pelo Esporte), Maria De Fatima Carvalho Esteves (Apaspi), Natalina De Moraes (Cesac), Patricia Leonardo Passuelo (Pasca), Ramon Moral (LBV), Ricardo José Samprogna (Cantinho da Vovó Sônia), Sergio Fortuoso (Turma do Papai Noel), Silvana Cobra Silveira Henriques (Escola de Mães), Tatiana Mauro Tobias (Espaço Pipa), Vera Lucia De Moraes Leite (Crami) e Viviane Aparecida Oliveira (Casa do Bom Menino).

Andréa Almeida ressaltou a força voluntária presente todos os anos na Festa das Nações. “Dependemos do trabalho voluntário para que o evento aconteça. No ano passado foram 5.000 pessoas trabalhando de forma voluntária, mas sempre desejamos contar com mais. Para isso, o Fussp tem a plataforma PiraSolidária, na qual qualquer pessoa, com ou sem experiência em voluntariado, pode se cadastrar e trabalhar na festa”, explicou.

Para inscrição de voluntários que desejam ajudar na 39ª Festa das Nações, basta acessar o link: www.pirasolidaria.com.br/festadasnacoes.

A escola Espaço Cor & Corpo fez uma apresentação de dança, com direção coreográfica de Chris Bernardo

Após a entrega das homenagens, a escola Espaço Cor & Corpo fez uma apresentação de dança, com direção coreográfica de Chris Bernardo, que também é responsável pela coreografia das rainhas da festa.

RAINHAS – As rainhas da 39ª Festa das Nações representam 17 nações; a novidade deste ano é o retorno do Japão. Elas foram apresentadas, também, na cerimônia de ontem, acompanhadas dos atiradores do Tiro de Guerra, e coroadas pelo prefeito Luciano Almeida e por Andréa Almeida.

As rainhas foram coroadas pelo prefeito Luciano Almeida e pela presidente do Fussp, Andréa Almeida

As rainhas desta edição são: Celiana Aparecida de Oliveira (África do Sul – Casa do Hip Hop de Piracicaba); Giulia de Melo Braz (Alemanha – Lions Clube de Piracicaba – Independência); Ana Laura Benato (Áustria – Escola de Educação Especial Passo a Passo); Maria Clara Marchesin (Brasil – APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba e Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa); Isabella Fabiana Rodrigues da Silva (Congo – Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia); Kelly Kawai (Coreia do Sul – CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância); Ana Carolina Brito Trevisan (Espanha – APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba); Ana Vitória Correia (Estados Unidos – AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte); Giovanna Ramos Tremocoldi (Holanda – Centro de Reabilitação Piracicaba); Raissa Mariconi Felix (Itália – Casa do Bom Menino); Maria Fernanda Takaki (Japão – FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira); Rebeca Cotunha Macedo (México – Grupo de Escoteiro São Mário – 144º); Danyelle Gonçalves de Campos Rosa Santos (Moçambique – LBV – Legião da Boa Vontade); Gabriella Ferrari Campestrini (Nações Árabes – CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José); Larissa Dalpino Mendes (Portugal – Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade); Fernanda Oliveira Brasil (Reino Unido – Instituto Formar) e Maria Eduarda Vicente Nystron (Suíça – Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs).

PATROCÍNIO – Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a 39ª Festa das Nações de Piracicaba é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Os patrocinadores desta edição são Tools Digital Services, Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege e Unimed Piracicaba (Prata); e Arcelor Mittal, CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Paques e Unimil (Bronze). Apoio: Andritz, Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Myoung Shin Brasil, Seoyon E-hwa, S.H. e Shopping Piracicaba. A cerveja oficial é Germânia.

SERVIÇO – 39ª Festa das Nações de Piracicaba. De 15 a 19 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454. Contatos com a Fenapi podem ser feitos pelo e-mail diretoria@fenapi.org.br. Site: www.festadasnações.org.br Facebook: festadasnacoesdepiracicaba Instagram: festadasnacoesdepiracicaba.