Portal do Município de Piracicaba

24º Salãozinho de Humor exibe 116 obras de crianças e adolescentes

Exposição segue até 1º de novembro no mesmo espaço do Salão de Humor, Armazém 14 do Engenho Central

Por CCS / Publicado em 18/09/2026
Tempo de leitura: 5 minutos.

Reunindo obras de 111 crianças e adolescentes de 14 cidades brasileiras, o 24º Salãozinho de Humor já está de portas abertas ao público no Armazém 14 do Engenho Central – mesmo espaço em que acontece o 53º Salão Internacional de Humor. A realização é da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu). A mostra segue até 1° de novembro reunindo 116 obras: 101 desenhos e 15 esculturas. A visitação é gratuita.

Além da mostra de trabalhos, o Salãozinho de Humor ainda conta com uma premiação exclusiva, que está prevista para acontecer no dia 12 de Outubro, quando é celebrado o Dia das Crianças. A atividade vai acontecer no Anfiteatro Henfil, no Armazém 14, a partir das 15h.

A imagem mostra uma exposição de arte infantil em um amplo espaço interno. Nas paredes coloridas estão expostos diversos desenhos emoldurados, organizados em painéis vermelhos, amarelos, verdes, azuis e roxos.
Mostra reúne 101 desenhos e 15 esculturas no Armazém 14 do Engenho Central

Do estado de São Paulo estão representados trabalhos de artistas mirins de Águas de São Pedro, Mogi das Cruzes, Paulínia, Piracicaba, Rio Claro, Rio das Pedras, São Pedro, Sumaré, Tietê e Vinhedo. Também estão presentes obras de crianças e adolescentes de Armação dos Búzios (RJ), Brasília (DF), Arroio Grande e Rio Grande (RS).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, o Salãozinho é uma mostra que não apenas estimula a formação de novos artistas e admiradores do humor gráfico, como também traz um frescor diferente para a programação. “É sempre muito interessante acompanhar a programação do Salãozinho de Humor. Ficamos muito felizes pelo evento ser conhecido em diferentes cidades do país. Mas o mais incrível é perceber o talento e a dedicação de pessoas tão jovens”.

SELEÇÃO – Durante o período de seleção, foram enviadas 2.243 obras de estudantes de 24 cidades do país. Os trabalhos foram enviados por escolas regulares, instituições especializadas em artes, pais e responsáveis. Um júri composto por Bruna Caritá e Fábio Amaral Sanches ficou responsável pela escolha.

Ao todo, foram selecionadas artes de 54 crianças de 7 a 10 anos; e de 57 adolescentes entre 11 e 14 anos. O nome de todos os participantes desta edição está disponível no site https://salaointernacionaldehumor.com.br/selecionados-24o-salaozinho-de-humor-2026/.

A imagem mostra uma parede de exposição com vários desenhos infantis emoldurados. No topo, há uma placa com o texto “Categoria 7 a 10 anos”, indicando a faixa etária dos participantes.
Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos mostram seus trabalhos de humor gráfico
A imagem mostra uma pequena escultura artesanal feita de massa de modelar.
24º Salãozinho de Humor expõe trabalhos de crianças e adolescentes no Engenho Central

OFICINAS – O 53º Salão Internacional de Humor de Piracicaba promove oficinas gratuitas aos finais de semana de setembro e outubro, sempre das 14h às 16h, no Armazém 14 do Engenho Central. As próximas datas são: 20, 26 e 27/09, e 3, 17 e 31/10. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a escola Bauhaus e Instituto Formar.

Para participar das oficinas com a escola Bauhaus (dias 26/09, 3, 17 e 31/10) é necessário se inscrever no link https://forms.gle/4VUV1V4JQNiwStFe8. Já para as aulas em parceria com o Instituto Formar (dias 20 e 27/09), a inscrição é pelo e-mail contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

SERVIÇO – 24º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Até 1° de novembro no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Informações pelo telefone (19) 3403-2620 ou no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

A imagem mostra uma maquete artesanal feita com materiais escolares. Em primeiro plano, há um personagem marrom deitado em uma cama azul, com a cabeça apoiada em uma espécie de travesseiro amarelo.
24º Salãozinho de Humor ainda premiará os melhores trabalhos desta edição no Dia das Crianças
A imagem mostra uma exposição de esculturas artesanais. Em destaque, há uma figura marrom com grandes olhos pretos e brancos, textura rugosa e uma faixa rosa com a palavra “PIRACICABA”. Ao lado, encontra-se uma pequena escultura de dinossauro verde com a boca aberta e dentes aparentes.
Desenhos e esculturas integram exposição do 24º Salãozinho de Humor

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.