Portal do Município de Piracicaba
 

199ª Festa do Divino Espírito Santo começa no domingo, 6/07

Missa da derrubada e bênção dos barcos será às 9h, no salão da Irmandade do Divino, situado na rua Moraes Barros, 58

Por CCS / Publicado em 04/07/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra dois homens vestidos de branco, com bonés brancos, em um barco vermelho e cinza no rio Piracicaba. O barco está decorado com fitas vermelhas e brancas, e há uma pomba branca no topo de um mastro. Os homens estão usando longas varas de bambu para impulsionar o barco pela água. O rio parece calmo, com uma vegetação verdejante visível na margem. O barco tem o nome "DOM DIVINO" escrito em seu lado. A cena parece ser uma procissão religiosa ou um evento cerimonial, dada a decoração e os trajes dos homens. O céu está parcialmente nublado.
Evento ocorre às margens do rio Piracicaba

A 199ª Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba começa no domingo, 6/07, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo. Às 9h tem início a missa da derrubada e bênção dos barcos, com o padre Henrique, no salão da Irmandade do Divino, situado na rua Moraes Barros, 58. Na ocasião haverá, ainda, apresentações da banda União Operária e da Folia do Divino (congada). Às 12h, tem feijoada, com show de Sandra Rodrigues. O evento é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo, e segue até dia 13/07, com atividades religiosas e artísticas no largo dos Pescadores.

A imagem mostra uma procissão religiosa (Festa do Divino), em Piracicaba, com foco em uma senhora vestida com uniforme branco e vermelho, que parece estar participando ativamente da celebração. Ela está de braços levantados e sorridente, mostrando entusiasmo. Ao seu redor, há outras pessoas, algumas vestindo roupas semelhantes, carregando bandeiras e andores. As bandeiras são predominantemente vermelhas, com símbolos religiosos, possivelmente representando uma irmandade ou grupo específico. Há também pessoas observando e fotografando a procissão. O ambiente sugere uma área externa coberta, provavelmente um espaço preparado para eventos. No fundo, há um letreiro com a palavra "Turismo", indicando que o local pode ser uma área turística ou que o evento tem algum tipo de atração turística. A atmosfera geral da imagem é festiva e religiosa, transmitindo a devoção e a participação comunitária no evento.
Festa do Divino chega à 199ª edição em 2025

“Com muita felicidade, apoiamos este evento, fornecendo estruturas necessárias para que ele aconteça, e é lindo ver o quanto a Festa do Divino une gerações, perpetuando a cultura da cidade”, disse o titular da Secretaria de Cultura, Carlos Beltrame.

“São quase 200 edições da festa e isso evidencia o quanto este evento é importante para a cidade, recebendo, inclusive, turistas movidos pela fé. Ela faz parte da cultura piracicabana, unindo fé, rituais emocionantes, como a derrubada dos barcos, e muita alegria”, falou a secretária de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia.

A imagem mostra um grupo de homens em um dia chuvoso, no Rio Piracicaba. Alguns estão em um barco pequeno, ajudando a empurrá-lo para a água. Um homem, vestido de branco, está de costas para a câmera, aparentemente observando a cena. Os homens parecem estar usando roupas de cores claras, principalmente branco e vermelho. O fundo mostra uma paisagem com árvores e prédios ao longe. O clima parece ser úmido e nublado. A cena sugere um evento ou ritual, possivelmente religioso, devido às roupas e ao ambiente. A água parece calma, e o barco é simples, indicando um contexto mais informal e comunitário.
Derrubada e bênção dos barcos acontece neste domingo

PATRIMÔNIO – Reconhecida como Patrimônio Imaterial de Piracicaba, a Festa do Divino é a mais antiga manifestação festiva e religiosa da cidade. É realizada desde 1826 às margens do rio Piracicaba.

PROGRAMAÇÃO – Nos dias 7, 8 e 9/07, segunda, terça e quarta-feira, ocorre o Tríduo Solene, sempre às 20h, com os padres Luis Carlos de Siqueira Martins, Gilson Garcia e José Maria, respectivamente.

Já no dia 10/07, quinta-feira, às 19h30, o jantar será com música ao vivo da banda Acrópolis.

No dia 11/07, sexta-feira, também às 19h30, haverá jantar, com leilão de prendas, queima de fogos de artifício e show da banda União Operária.

No sábado, dia 12/07, a programação tem início às 13h, com a Congada de São Benedito, seguida da Congada do Divino Espírito Santo, às 14h; Procissão do Divino Espírito Santo, às 15h; Encontro das Bandeiras e Queima de Fogos, às 16h; Missa do Encontro, com dom Devair e padre Henrique, às 17h, e jantar com show de Luiz Moreira e Perla, a partir das 18h30.

No último dia de festa, domingo, 13/07, as atividades iniciam às 9h, com procissão à capela Nossa Senhora Aparecida. Depois, às 10h, tem a missa de encerramento, com o padre Henrique e apresentação da congada. Às 12h, o almoço será ao som de Matheus & Denilson, e o encerramento às 16h. Este ano, os festeiros são Gilmar e Jaqueline Rotta. Mais informações sobre a festa podem ser obtidas com a Irmandade do Divino Espírito Santo (rua Moraes Barros, 58, Centro). Telefone: (19) 3434-9701.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.