Com o objetivo de incentivar a produção teatral piracicabana e promover as artes cênicas, acontece entre os dias 22 e 30 de novembro, o 16º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Os 12 espetáculos que integram a programação serão transmitidos online e gratuitamente pelo canal oficial do evento no Youtube.
O início das apresentações acontece nesta segunda (22), às 19h, com a montagem As Desventuras do Capitão Rabeca Grupo, do grupo Damião e Cia, de Campinas/SP; em seguida será transmitido o Musical Gastronômico Interativo, do grupo local Rádio Comida, às 20h.
O 16º Fentepira é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural). A edição de 2021 possui a direção de produção de Leonardo Moraes e contou com a curadoria de Thais Dias e Roberto Rosa. Já a empresa vencedora do pregão eletrônico 425/2021 foi a W Cultural, sob supervisão de Adriana Batista.
A tradição e a qualidade do festival são destaques que o secretário da Semac, Prof. Adolpho Queiroz, pontua sobre o evento. Ele também fez um convite ao público para a programação deste ano.
"É sempre uma alegria falar de cultura. Temos aqui o privilégio de termos o Festival Nacional de Teatro de Piracicaba, que chega a sua 16ª edição possibilitando uma discussão sempre rica a respeito da arte teatral. Gostaria de convidar a todos para os espetáculos, sempre com alto nível de qualidade, que acontecem de 22 a 30 de novembro. Viva a Cultura!"
A montagem As Desventuras do Capitão Rabeca é do grupo Damião e Cia, de Campinas/SP
Infantis, comédias e dramas integram programação
Além da qualidade dos trabalhos artísticos, a diversidade da produção teatral piracicabana poderá ser vista no 16º Fentepira. Foram selecionados 12 espetáculos, sendo 10 produções locais e duas convidadas – que realizarão a abertura e o encerramento da programação.
São peças de comédia, aventura, drama, poesia, infantil e musical, que nos fazem pensar, por vezes de maneira leve e em outras convidando ao aprofundamento, sobre assuntos atuais ou históricos que repercutem nos dias de hoje: escravidão, desigualdade social, morte, pandemia, poluição e meio ambiente, guerra, solidão, amor, fé, resistência, além de temas como a cultura e o folclore piracicabano.
As apresentações dos grupos de Piracicaba, que integram a mostra oficial, foram gravadas especialmente para o festival no Teatro Municipal Erotides de Campos (Teatro do Engenho) e serão transmitidas pela internet, com conversas ao vivo após cada exibição.
Os bate-papos que acontecerão depois dos espetáculos terão como proposta levantar reflexões sobre a montagem, o fazer teatral, bem como os assuntos abordados nas apresentações.
O diretor do Teatro do Engenho, Rafael Roncato, acompanhou as gravações dos espetáculos que integram o festival e ressaltou a qualidade da programação. "Parabenizo toda organização, que fez um trabalho excepcional. E convido a todos para curtir e compartilhar a programação, que está maravilhosa. Esse ano não foi da forma como queríamos, todos juntos, com o aplauso ao vivo. Mas passando essa fase voltaremos ao presencial. Afinal, é no teatro que a vida se faz arte".
Enquanto esse momento não chega, a alternativa encontrada pelos organizadores foi um modelo de exibição online, com live e chat aberto após as exibições.
Fentepira tem programação online com bate-papo ao vivo
Esta é a segunda edição online do Fentepira. O novo formato começou em 2020, por conta do fechamento dos teatros devido à pandemia da Covid-19.
A Prefeitura de Piracicaba entendeu a importância de investir na cultura local, apoiando e incentivando os artistas em um momento econômico muito difícil para a classe artística, em especial do interior.
A melhor saída foi então realizar um pioneiro festival online, composto majoritariamente de grupos da cidade.
Esse novo formato é diferente de edições anteriores, que visavam trazer ao cenário local produções de outros lugares, promovendo assim o intercâmbio e novas perspectivas.
Essa proposta continua com os espetáculos convidados. Entretanto, o foco é a produção piracicabana, que poderá ser vista pelo público em qualquer lugar do mundo.
Para assistir a programação deste ano, basta acessar o canal do Fentepira no Youtube. "Recomendamos que as pessoas se inscrevam no canal e ativem as notificações para receber as novidades e serem avisadas quando uma nova apresentação for começar.", afirmou o diretor de produção, Leonardo Moraes.
O secretário de Ação Cultural destacou a superação dos artistas locais e da comissão organizadora em realizar um evento que oferece arte de maneira gratuita, acessível e democrática, mesmo com todas as adversidades.
"Mais uma vez realizamos o festival em condições diferentes de anos anteriores, através da internet, em modelo virtual. Esperamos que ocorra tudo bem nessa nova jornada. Que essa edição seja bem sucedida. Agradecemos aos produtores, atores, atrizes, patrocinadores, a equipe técnica do Teatro do Erotides de Campos e a todos que colaboraram para que o público tenha a oportunidade de vivenciar bons momentos", afirmou Queiroz.
Com uma proposta tecnológica, a tradição teatral, que é milenar, não simplesmente se rende à modernidade, mas reinventa-se mais uma vez. Neste sentido, o diretor de produção ressalta a incessante busca em poder oferecer uma experiência especial para artistas e espectadores.
"A gente espera que o festival tenha sucesso em todas as áreas. Que seja completo, tecnológico, inovador e novo, no mais puro sentido da palavra. Que tenha uma comunicação diferente, uma programação dinâmica, que contemple todos os gostos, todas as frentes artísticas. Nossa expectativa, portanto, é ver as pessoas dialogando com o festival, que elas acompanhem a programação, compartilhem e sintam-se como se estivessem participando presencialmente", pontuou Leonardo.
Ele explica que não haverá público presente nos espetáculos, entretanto o Fentepira tornará cada participação única. "As gravações foram pensadas como no ao vivo, com os artistas chegando, montando os cenários e atuando sem edição ou corte. A ideia é que quando a gente assista, tenhamos a sensação de estar vendo o presencial".
Segundo Leonardo, isso deve ocorrer porque as apresentações são exclusivas para o Fentepira. "Ou seja, as pessoas só irão assistir essa apresentação específica dentro da programação do festival. Então, esperamos que isso chegue ao público, que ele possa participar dessa grande sala de estudos que estamos abrindo".
Peça Desventuras do Capitão Rabeca e Grupo e Rádio Comida abrem a programação
Os espetáculos que abrem a programação do 16º Fentepira, nesta segunda-feira (22), são Desventuras do Capitão Rabeca, da Damião e Cia, de Campinas/SP, às 19h; e o Musical Gastronômico Interativo, do grupo local Rádio Comida, às 20h.
Em Desventuras do Capitão Rabeca, o personagem principal conta detalhes da história de sua infância e maturidade, de como floresceu em seu espírito a admiração pelas artes e pela beleza, e como foi reprimido por seu rigoroso pai para ser moldado a ferro e fogo à prática da guerra. A programação tem classificação etária de 12 anos.
O ator que também escreveu a peça, Rodrigo Nasser, destacou a emoção de voltar ao Fentepira, dessa vez abrindo a programação. "É um prazer, uma honra que o espetáculo tenha sido escolhido para abrir o festival. Temos bastante carinho pelo Fentepira, porque em 2013 (se não me engano), a Damião e Cia participou com a peça As Presepadas de Damião, nosso espetáculo de rua. E foi muito importante para a gente, um pontapé inicial muito bom para o nosso trabalho. Tivemos críticas e observações de pessoas que entraram em contato com o nosso trabalho e que contribuíram bastante com o que a gente fazia. Então, existe uma emoção especial de abrir a programação considerando a importância desse festival no interior do estado".
Já a Rádio Comida apresenta um musical gastronômico, em um ambiente alegre e interativo, com muitas referências da música nacional e internacional. Mais de mil canções foram transformadas em receitas e a apresentação consiste em um jogo mágico de improviso, memória musical e repente, com classificação etária livre.
A Rádio Comida apresentará um musical gastronômico- Neon Produções artísticas
O festival segue com a mostra oficial, constituída de espetáculos de companhias piracicabanas, até o penúltimo dia da programação.
Na terça (23) a apresentação é da Roma Produções Artísticas, com a peça Partir; na quarta (24) a exibição será da montagem Filho das Águas, da Tragatralha Cia. De Teatro.
Quinta (25) é a vez de Quem Morreu?, do grupo Andaime Teatro; e sexta (26) será transmitido Ifigênia, do Teatro Trilha.
No final de semana serão dois espetáculos por dia. Sábado (27) contará com Agentes da Natureza, da Cia. Odisseia de Artes, e Revista-ME Brasilis, da Cia. D'Vergente; e domingo (28) será encenado Zuri e o Pé de Dendê, do Coletivo Peneiras; e Cantos da Água em Estado Sólido, do Coletivo Aguaceiro.
Segunda (29) terá a apresentação da peça Causos de Pescadô – Novos Causos, da Cia Espetaquêra de Artes; e na terça (30) acontece o encerramento com um espetáculo convidado: A Fé que Acostumou a Falhar, do Núcleo Arcênico de Criações, de São José do Rio Preto/SP.
No mesmo dia acontece ainda um bate-papo de encerramento, com a participação da comissão do 16º Fentepira e de convidados.
Sobre o Festival
O Fentepira é uma política pública do Município de Piracicaba, prevista pelas leis 6.072/2007 e 7.491/2014. Tem como objetivo estimular a criação artística, a inovação criativa e a valorização da arte teatral, além de fomentar a discussão sobre o fazer teatral.
Assim como nos últimos três anos, a empresa ganhadora do pregão eletrônico 425/21 (ocorrido em 27 de setembro) foi a W Produções, sob supervisão geral de Adriana Batista.
Neste ano, a comissão organizadora foi formada por Rubens Evandro de Godoy Roncato (Semac – Secretaria Municipal de Ação Cultural), Luiz Gustavo Maluf (Semac), Amanda Forti (Semac), Dayane Gabriele Bortoleto (Semac), Edvaldo Oliveira e Viviane Souza (Apite – Associação Piracicabana de Teatro), Camila Amaral Tavares (SESC – Serviço Social do Comércio), Mirella de Sena Cagliari e Attilio Severino de Andrade (SESI – Serviço Social da Indústria), Ricardo Moreira de Araújo (Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Rosangela Pereira e Antônio Chapéu (Movimento Liberdade Liberdade).
A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).
A curadoria dos espetáculos deste ano foi de Thais Dias e Roberto Rosa. Já a direção de produção é de Leonardo Moraes.
O diretor de produção explicou melhor como funciona a organização do Fentepira. "De modo geral, costumo dizer que ele é dividido em três partes: pré-produção, produção e pós-produção. Após a licitação, a gente já começa a pré-produção fazendo reuniões com a comissão organizadora, apresentando as equipes e fazendo a contratação de todos os profissionais envolvidos. Inclui-se aí a parte técnica, como o técnico de informática, que é contratado para dar o suporte durante as exibições, visto o formato online do evento. Temos também um espaço montado, escritório e sala de transmissão para acompanhar em tempo real todas as exibições", contou Leonardo.
Após essa etapa, o desafio segundo o produtor foi organizar os grupos de teatro selecionados pela curadoria. "Depois de termos as equipes contratadas, partimos para a produção das gravações. Nesse ano foram bem tensas, no sentido de encaixar agenda. A produção fez o contato com o os grupos a partir de uma ideia de acolhimento, explicando sobre a programação. Em um segundo momento, gravamos com os artistas no Teatro do Engenho. Nesta edição, foram no total quatro dias para gravarmos tudo. Com o material em mãos pudemos definir a programação".
Leonardo ressalta que existe uma proposta de identidade e coesão em cada edição do Fentepira. "Com tudo organizado, começamos a parte da comunicação do festival. A proposta, desde o ano passado, é realizar um festival tecnológico, moderno, que tenha uma boa comunicação, direção de mídias sociais, que seja atualizado e que transpareça seu caráter inovador. Por isso, a gente sempre pensa no site e no Instagram do zero, para ter um visual diferente e único. Deste modo, uma nova logomarca foi desenvolvida, especialmente para a esta edição. A ideia é que o festival dialogue não só com os artistas que participam, mas com o público, com as pessoas que assistem. Por isso, queremos que seja dinâmico, com uma linguagem informal e que ao mesmo tempo permita que as pessoas possam trocar ideias, que acompanhem os bastidores do festival. Para isso, a gente sempre tenta alinhar a produção com os grupos e com o poder público, para falarmos a mesma língua e entregarmos o melhor possível nas exibições e no final do festival".
Depois disso tudo, ainda haverá a etapa da pós-produção. "Só depois começa o trabalho de pagamento dos grupos, das equipes e tudo mais. A finalização ainda conta com a entrega dos troféus e certificados aos participantes da mostra oficial, o que esperamos realizar presencialmente em dezembro".
Programação do 16º Fentepira
Fentepira: fentepira.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRFYRQxXWp_NEP0RwQkezNw
Links Curtos para o Youtube: encurtador.com.br/hHIP7 / https://url.gratis/qWXU3w
Semac: http://semactur.piracicaba.sp.gov.br/
Serviço
Dia 22 (segunda)
Espetáculo: As Desventuras do Capitão Rabeca
Link: https://www.youtube.com/watch?v=XD4YWzu1WG4 e http://damiaoeciadeteatro.com.br/espetaculos/capitao-rabeca/
Grupo: Damião e Cia (Campinas/SP)
Horário: 19h
Duração: 47 minutos
Classificação: 12 anos
As Desventuras do Capitão Rabeca abrirá o Festival
Espetáculo: Musical Gastronômico Interativo
Link: https://www.youtube.com/watch?v=XBuHrRUVeJs
Grupo: Rádio Comida (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre
O Musical Gastronômico Interativo da Rádio Comida será apresentado no dia 22
Dia 23
Espetáculo: Partir
Link: https://www.youtube.com/watch?v=IHKHO1JdRyU&list=PLr6SgyOXBWEyL6zRv86NaE8VeftZ-wuNU
Grupo: Roma Produções Artísticas (Piracicaba/SP)
Horário: 21h
Duração: 53 minutos
Classificação: 14 anos
Dia 24 (quarta)
Espetáculo: Filho das Águas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=nvRv0a4DjwE
Grupo: Tragatralha Cia. De Teatro (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Duração da peça: 1h15
Classificação: Livre
Dia 25 (quinta)
Espetáculo: Quem Morreu?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ihQyLs0dgvo
Grupo: Andaime Teatro (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Duração: 48 minutos
Classificação: Livre
Dia 26 (sexta)
Espetáculo: Ifigênia
Link: https://www.youtube.com/watch?v=T9cYYuNznRY
Grupo: Teatro Trilha (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Duração: 1h10
Classificação: 14 anos
Dia 27 (sábado)
Espetáculo: Agentes da Natureza
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9-EmruOx2jg
Grupo: Cia. Odisseia de Artes (Piracicaba/SP)
Horário: 15h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Espetáculo: Revista-ME Brasilis
Link: https://www.youtube.com/watch?v=xJ7a0cXz8yY
Grupo: Cia. D'Vergente (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Duração: 1h10
Classificação: Livre
Dia 28 (domingo)
Espetáculo: Zuri e o Pé de Dendê
Link: https://www.youtube.com/watch?v=qu2qGspAOzc
Grupo: Coletivo Peneiras (Piracicaba/SP)
Horário: 15h
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Espetáculo: Cantos da Água em Estado Sólido
Link: https://www.youtube.com/watch?v=_54CzIQKF84&t=3s
Grupo: Coletivo Aguaceiro (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Duração: 60 minutos
Classificação: 18 anos
Dia 29 (segunda)
Espetáculo: Causos de Pescadô – Novos Causos
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9jcDQSvezPY
Grupo: Cia Espetaquêra de Artes (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
Dia 30 (terça)
Espetáculo: A Fé que Acostumou a Falhar
Link: https://vimeo.com/299999898/bf36760ae1
Grupo: Núcleo Arcênico de Criações (São José do Rio Preto/SP)
Horário: 20h
Duração: 58 minutos
Classificação: 16 anos
Bate-papo de encerramento, comissão e convidados
Horário: 21h