100 dias de Governo: Piracicaba alcança melhor saldo de vagas de emprego do bimestre em seis anos

Na Administração Helinho Zanatta, foram gerados 2.367 empregos com carteira assinada
Nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Helinho Zanatta, Piracicaba registrou o melhor saldo de empregos formais no primeiro bimestre em seis anos. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município já contabilizou em 2025, saldo positivo de 2.367 vagas, resultado de 15.075 admissões e 12.708 desligamentos. Esse é o maior saldo de empregos registrado na cidade para o período desde 2020, quando o Caged apontou 650 novas vagas até fevereiro.
“O saldo expressivo reflete nosso esforço em colocar o emprego como prioridade. São os resultados concretos que mostram que estamos no caminho certo. Vamos investir ainda mais na qualificação da população, incentivando a economia e trabalhando para abrir cada vez mais portas para quem precisa”, afirmou o prefeito Helinho Zanatta.
“A geração de empregos e o fortalecimento da economia local são compromissos centrais da nossa gestão. Esses resultados mostram que, com planejamento, articulação e investimento em qualificação, conseguimos abrir caminhos reais para a população. Vamos seguir avançando, com foco em inclusão produtiva, valorização da mão de obra e oportunidades para todos os piracicabanos”, destaca o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro.

EMPREGABILIDADE DA MULHER – Uma das iniciativas de maior impacto no período foi a Ação de Empregabilidade da Mulher, realizada em 25/03, no Varejão Municipal do Centro, e que ainda vai refletir nos resultados de geração de emprego no município. Com foco na inserção e recolocação de mulheres no mercado de trabalho, o evento reuniu mais de 40 empresas e ofertou 700 vagas em setores como comércio, indústria, serviços e saúde. Mais de 2.000 mulheres participaram.
MUTIRÃO DO MEI – Voltado ao fortalecimento do empreendedorismo, o Mutirão do MEI foi promovido nos dias 11 e 12 de março, no Térreo I da Prefeitura. O atendimento gratuito oferecido aos microempreendedores individuais teve como foco o apoio na entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e esclarecimentos sobre regularização fiscal. A ação complementa as políticas públicas voltadas à formalização e ao desenvolvimento dos pequenos negócios no município.

Outro destaque da Pasta foi a realização da Oficina de Mecânica Básica, voltada à capacitação de mulheres para o mercado técnico. O curso ocorreu nos dias 18 e 19 de março, no Clube dos Metalúrgicos, e contou com mais de 200 participantes. A iniciativa teve apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região e da empresa ElringKlinger, abordando conteúdos como manutenção preventiva, sistemas de freio, direção e motor.