Portal do Município de Piracicaba
 

Observação astronômica na Fumep

Por Comunicação Social / Publicado em 25/02/2025

A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) vai promover no seu campus no dia 28/02, a partir das 19h, uma noite de observação astronômica em evento aberto ao público. O campus da Fumep está localizado na Av. Monsenhor Martinho Salgot, nº 560, no bairro Areão.

Os coordenadores do evento, os astrônomos convidados Jônatas A. Suzuki e o prof. Natanael Marcio Itepan, lembram que no dia 28/02 haverá um alinhamento de planetas, quando vários deles poderão ser observados enfileirados em linha reta enquanto orbitam o Sol.

“Após o escurecer poderemos observar a Lua e os planetas Vênus, Júpiter e Marte. A Lua atrapalhará um pouco a observação de nebulosas como a Grande Nuvem de Órion, mas poderemos observar outros objetos como aglomerados de estrelas, tais como as Plêiades, além de outros na Via Láctea”, disse Suzuki.

A observação será feita por telescópios cedidos pelo prof. Natanael e outros astrônomos amadores que comparecerem ao evento. “Se o céu estiver com poucas nuvens na sexta-feira, também poderemos observar os planetas Mercúrio e Saturno perto do horizonte”, frisou.

O diretor-executivo da Fumep, prof. Renato de Albuquerque Ferreira, lembrou que além da comunidade acadêmica, a noite de observação astronômica deverá ser acompanhada por vários visitantes. “É a 1ª vez que abrimos o nosso campus para este tipo de atividade. A expectativa é que recebamos um bom público nesta sexta-feira”, destacou Ferreira.

Alinhamento de planetas –  durante os meses de janeiro e fevereiro está ocorrendo o chamado alinhamento planetário, evento em que vários planetas aparecem ao lado do sol, parecendo estar alinhados no céu terrestre. A última semana do mês de fevereiro será o melhor momento para tentar avistar os planetas, mas será necessário um local de boa visibilidade, com o horizonte desimpedido na direção oeste.

Início: sexta-feira 28 fevereiro, 2025 às 19:00

Fim: sexta-feira 28 fevereiro, 2025 às 22:00

Local: Av. Monsenhor Martinho Salgot, nº 560, no bairro Areão.

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.