Atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 20h

O professor Rodrigo Dias e as alunas da turma de futsal feminino

O futsal é uma das modalidades mais populares no mundo, com cerca de 10 milhões de praticantes. Nos últimos anos, o esporte tem crescido entre as mulheres, principalmente com o reconhecimento a partir do ano de 2019, quando houve a primeira transmissão no Brasil de competições oficiais de torneios femininos do futsal.

Em Piracicaba, as boleiras e adeptas do futsal feminino têm espaço garantido nas aulas gratuitas oferecidas pela Prefeitura do município, por meio do trabalho desenvolvido pela atual secretária da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca. As aulas acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 20h, na quadra do Centro Esportivo Alfredo de Almeida Leite, na Pauliceia.

As aulas de futsal feminino são direcionadas às meninas com idades entre sete e 17 anos e comandadas pelo professor Rodrigo de Godoy Dias, que divide os treinamentos entre os ensinamentos com as noções de passe de bola, chute e controle de bola, além da parte prática.

Sem deixar a diversão de lado, o futsal é uma prática esportiva que exige muita dedicação das meninas, que desde cedo se inspiram em seus ídolos na esperança de alcançarem um lugar entre as grandes equipes da modalidade.

Esse sonho de crescer na modalidade e se tornar atleta profissional é compartilhado pelas irmãs Isabella, de 11 anos, e Isadora Gonçalves, de oito anos. “Nós duas começamos juntas a prática do futsal há nove meses. Acreditamos que as aulas oferecidas pela Selam sejam o caminho inicial para alcançarmos os nossos objetivos”, disse Isabella.

As irmãs Isadora e Isabella Gonçalves praticam futsal há nove meses

Beatriz Almeida, de 15 anos, disse que desde criança buscava espaços para o treinamento, o que se tornou possível através das aulas da Selam, que abriu as oportunidades para a realização do sonho de jogar futsal. Com experiência e domínio de bola, a jovem já tem vaga garantida nas equipes do Vila Nova e do sub-17 do Caldeirão Futebol Clube.

Beatriz Almeida, de 15 anos, treina no ginásio da Paulicéia e joga futsal feminino em duas equipes

Para Maria Clara Strop, de 12 anos, as aulas são excelentes e proporcionam o seu desenvolvimento na modalidade. “Tenho muitas jogadoras como referência, tanto no futsal como no futebol e isso me inspira a continuar treinando e jogando”, ressalta Maria Clara.

Maria Clara Strop, de 12 anos, aluna de futsal no ginásio da Paulicéia

SERVIÇOS – Aulas gratuitas de futsal feminino, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 20h, na quadra do Centro Esportivo Alfredo de Almeida Leite, na Paulicéia. Inscrições no local. Mais informações (19) 99954.4105.