Prefeito, secretários e CPFL alinharam primeira etapa do projeto, que deve começar em 15/02

O prefeito Luciano Almeida se reuniu ontem, 08/02, com representantes da CPFL Paulista, para delimitar o cronograma da primeira etapa do projeto Arborização + Segura. O objetivo foi determinar o início dos trabalhos, que deve ser no próximo dia 15/02, e a mecânica de ações. O projeto, realizado pela companhia em parceria com o Executivo, consiste na substituição de árvores que podem causar danos às redes de energia elétrica. Participaram também da reunião os secretários de Obras e Zeladoria (Semozel), Marcio Marino, e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Salvaia, além do diretor do Centro de Comunicação Social da Prefeitura, Thiago Marquezin.

Na primeira etapa, a companhia fará a substituição de 236 árvores, com o plantio de cinco para cada uma, em um total de 1.180 novas mudas. As novas árvores terão porte adequado, não oferecendo risco para as redes de distribuição de energia.

“As árvores que serão substituídas estão em locais indevidos, porque foram plantadas sem considerar um projeto de manejo arbóreo adequado. Portanto, o foco desse projeto é substituir essas árvores por outras de porte adequado. Assim, mantemos a arborização do município de maneira planejada, sem interferir na rede de energia e, claro, garantindo a segurança das pessoas”, declarou Luciano Almeida.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como o rompimento de condutores, que pode ocasionar acidentes com pessoas, e risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia. As ocorrências acontecem, principalmente, em dias de temporais, com fortes ventos. Em 2023, a Prefeitura registrou a queda de aproximadamente 400 árvores durante dias de chuva – algumas delas caíram justamente sobre as redes de energia, acarretando em interrupções do fornecimento.

“Implementar o projeto Arborização + Segura em Piracicaba é um exemplo de como a CPFL Paulista está comprometida com a segurança da população piracicabana e a qualidade do fornecimento de energia elétrica para a cidade. Atuando em colaboração com a Prefeitura, e com acompanhamento dos profissionais locais durante todo o processo, vamos substituir árvores já comprometidas por espécies adequadas, promovendo um ambiente urbano mais seguro e harmonioso, sem impactar o meio ambiente”, explicou Talita Pinotti, consultora de relacionamento da CPFL Paulista.

A Companhia será responsável pelo fornecimento das mudas, que, entre as espécies, estão araçás, pitangueiras e quaresmeiras. O cronograma das substituições deverá ser divulgado em breve, mas a ideia é de que sejam dez por dia. A Simap, responsável pelo plantio das mudas, está mapeando os locais onde as novas árvores serão plantadas.

O PROJETO – A seleção das árvores que serão substituídas foi feita por meio de um rigoroso levantamento técnico que considera os indivíduos que apresentam uma situação crítica e risco à integridade do sistema e à população, seja de queda ou de interferência recorrente na infraestrutura urbana. A partir disso, a substituição é planejada, sempre com avaliação e autorização prévia da Prefeitura.

O programa contempla cinco aspectos: urbanismo e paisagismo; acessibilidade das calçadas; educação ambiental; segurança, que inclui redução de queda de árvores e acidentes, iluminação pública e sinalização de trânsito; e infraestrutura e energia.

Atualmente, o projeto é executado em parceria com as Prefeituras Municipais de 65 cidades de atendidas pela CPFL Paulista. O termo de cooperação entre Prefeitura e CPFL foi assinada em 6/12.