Moradores do bairro Tanquinho recebem amanhã, sábado, 03/02, a 12ª edição do programa Pira nos Bairros, que leva diversos serviços gratuitos da Prefeitura de Piracicaba para os moradores. A ação vai acontecer Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme, localizada na Rua Américo Faganello, 155, entre 9h e 13h.

Moradores do bairro recebem projeto Pira nos Bairros na Escola Professora Ada Buselli Neme

Entre os serviços oferecidos, que abrangem todas as secretarias municipais, os moradores podem conferir vagas de emprego e fazer o cadastro para oportunidades e cursos de qualificação, consultar e parcelar débitos do município, como IPTU e taxas municipais, e obter informações sobre serviços e programas da Assistência Social, além de atualização do Cadastro Único. Os moradores podem ainda participar de oficinas, que ensinam como fazer uma horta em casa, por exemplo.

Veja outros serviços que vão ser oferecidos amanhã:

HABITAÇÃO – Realizar ou atualizar o Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social; orientações às famílias envolvidas nos Processos de Regualização Fundiária (REURB-S); orientações aos Mutuários da antiga EMDHAP, da CDHU e do Programa Minha Casa Minha Vida (CAIXA).

TRANSPORTE – Emissão do cartão de transporte coletivo; emissão do cartão de estacionamento de idoso e PCD, distribuição de panfletos e atendimentos de dúvidas sobre a Zona Azul; palestras educativas sobre segurança no trânsito.

RECREAÇÃO – As crianças podem aproveitar atividades como pintura facial, recreação com personagens infantis e atividades circenses oferecida pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). A banda Máfia do Jazz também se apresenta na escola durante a ação. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) oferece ainda atividades esportivas, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.

SAÚDE – Aferição de Pressão Arterial; teste de Glicemia e testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite; avaliação Antropométrica (peso e altura) e orientações sobre alimentação e segurança alimentar; imunização contra a covid-19 (Bivalente) e Influenza; orientação sobre saúde bucal e atendimento para rastreio de lesões bucais; Clínica de Olhos, parceira do Pira nos Bairros, faz testes de visão e avaliação de retina.

PETS E SAÚDE ANIMAL – O Núcleo de Bem-Estar Animal (NBA) vai fazer a imunização contra raiva para cães e gatos, agendamento de castração (a ser realizada no NBA) e orientação veterinária pelo Consultório Itinerante; o Centro de Zoonoses oferece orientações de saúde sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes Aegypti); a Guarda Civil faz a apresentação do canil e Setor de Direito Animal.

PARCEIROS – A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) faz atendimentos e orientação jurídica durante a ação. O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também oferece orientação sobre cursos técnicos e profissionalizantes. Outro parceiro do programa, o Memorial Metropolitano, vai oferecer cortes de cabelo e manicure para a população.

SERVIÇO – 12ª edição do Pira nos Bairros. Sábado, 03/02, na Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme, rua Américo Faganello, 155, Tanquinho, das 9h às 13h.