O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, esteve na Estação da Paulista na manhã de hoje, terça-feira, 17/01, para acompanhar as obras de restauro do centenário complexo cultural e histórico da cidade. O serviço começou no dia 7/12 do ano passado e a previsão é que seja entregue à população em junho de 2023.

A restauração foi requisitada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e é acompanhada pela Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel). O valor da contratação é de R$ 302.182,98.

Visita às obras da Estação da Paulista reuniu o prefeito, secretários na manhã desta terça (17) | Foto: Isabela Borghese

Acompanharam o prefeito Luciano Almeida na visita o secretário da Ação Cultural (Semac) e de Governo, Carlos Beltrame, o diretor da Estação da Paulista, José Antonio Pereira Franco, o titular da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), Paulo Sérgio Ferreira da Silva, e André Luiz Bertato, engenheiro fiscal da Semozel.

A visita começou no pátio da Gare (antiga garagem, a área de embarque no trem), onde o engenheiro Bertato explicou ao prefeito Luciano Almeida que toda a estrutura metálica e o telhado, bastante enferrujados e sujos, serão trocados. "Tudo também receberá nova pintura", enfatizou.

O prefeito ainda questionou sobre os antigos pilares de ferro. Segundo Bertato, estas estruturas também serão recuperadas e pintadas. Ainda na Gare, a obra contempla a troca da tela da antiga garagem, cuja função é evitar que pássaros entrem nas ferragens.

Em seguida, o diretor do espaço, José Franco, conduziu a comitiva da Administração para as quatro salas do prédio principal da Estação da Paulista, que igualmente à Gare, passam por obras. Luciano Almeida foi informado de cada detalhe dos serviços de recuperação, como limpeza e troca de telhas do forro, manutenção da calha, troca de reboco das paredes e nova pintura.

Obras estão dentro do prazo, garante engenheiro fiscal André Bertato | Foto: Isabela Borghese

As obras se estendem à fachada da Estação, que atualmente recebe novo reboco para parte inferior e, posteriormente, será pintada. "A parte superior da fachada será ainda avaliada se precisa de novo reboco ou apenas pintura", explicou o secretário de Obras, Paulo Silva.

Durante o acompanhamento das obras na Paulista, Luciano Almeida vislumbrou projetos e empreendimentos no complexo, que podem atrair ainda mais o interesse da população pelo já bastante visitado local.

"É um orgulho para a nossa gestão poder resgatar a história de Piracicaba e ajustar esta área para, um dia, receber novas possibilidades, com estrutura bacana, impulsionar ainda mais a população a vir e curtir este espaço", disse.

Na avaliação do engenheiro Bertato, as obras acontecem dentro do prazo. "Apenas as chuvas que, às vezes, pausam por um momento os serviços, principalmente para as intervenções no telhado. Fica perigoso subir".

O secretário da Semac, Carlos Beltrame, apontou o potencial cultural do espaço. "A Estação da Paulista pode e deve ser melhor explorada, o que certamente acontecerá com esta obra", destacou.

Na visita às obras, prefeito vislumbra projetos e empreendimentos nas salas do prédio principal | Foto: Isabela Borghese

ABERTA AO PÚBLICO – Mesmo com as obras, a Estação da Paulista permanece diariamente aberta à população, das 6h às 21h. A Estação da Paulista fica na Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, bairro Paulista.

PAULISTA CENTENÁRIA – A Estação da Paulista, mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), completou 100 anos no dia 29/07 de 2022. O patrimônio histórico abriga cursos de arte, bem como espaços destinados a manifestações culturais de vários segmentos, com função didática, cultural e histórica.

O local também abriga o polo do Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a Estação Idoso, e é utilizada atualmente para os ensaios da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba).

Ainda oferece pista de caminhada, ciclovia, jardim japonês e playground, além de abrigar a Estação do Idoso José Nassif, projeto da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

A Estação teve papel fundamental no desenvolvimento de Piracicaba, tanto para o transporte de passageiros quanto para a economia, já que era um dos principais canais de escoamento do açúcar produzido no Engenho Central para a capital e exterior.

Prefeito Luciano Almeida acompanha andamento das obras na Gare, na Estação da Paulista | Foto: Isabela Borghese