Na tarde de domingo, 10/07, o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, e a assessora especial em gestão pública Elisabeth Bortolin participaram de almoço no bairro Santa Olímpia para o lançamento da 25ª Festa da Polenta de Piracicaba, que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de julho.

Na ocasião, eles participaram da tradicional dança típica com a princesa Ana Letícia Pardal Forti, a rainha Evillyn Gobette Stenico, entre outros participantes da festa. "Foi uma tarde agradável e muito especial, porque estávamos ansiosos para o retorno dessa tradicional festa piracicabana, que estava com restrições devido à pandemia da Covid-19", diz o secretário.

A esquerda, princesa Ana Letícia Pardal Forti e a direita a Rainha Evillyn Gobette Stenico, juntas com o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.

Na sexta, 15/07, as representantes da tradicional festa (rainha e princesa) serão recepcionadas no gabinete do prefeito Luciano Almeida. A Festa da Polenta é um dos eventos mais característicos de Santa Olímpia, e sua primeira edição foi lançada em 1991, com o objetivo de comemorar o centenário da fundação do bairro.

De acordo com Elisabeth, foi uma feliz surpresa receber o convite da presidente do Circolo Trentino di Santa Olímpia, Elsa Pompermayer Stenico, para participar deste almoço prestigiando a abertura da 25ª Festa da Polenta. "Confesso que fiquei encantada. Exaltando os padrões tradicionais da cultura tirolesa, os festejos têm uma animação contagiante inigualável", completa.

Além das manifestações folclóricas do bairro (grupos de dança, corais e bandas tradicionais), a culinária tirolesa tem papel de destaque: a polenta, atração principal, é servida frita, assada na chapa e também acompanhada com outras especialidades gastronômicas, como o crauti (chucrute) e a cucagna (fritada de ovos, cebola, queijo, tomate e linguiça caseira).

Os vinhos tintos e de laranja produzidos na colônia combinam perfeitamente com os pratos típicos.

A cafeteria é outro local muito apreciado na festa, Ela fica no porão da casa mais antiga do bairro, atual sede da Associação de Moradores. São servidas bebidas quentes e sobremesas produzidas pelos moradores locais.

Atualmente, a Festa da Polenta também faz parte do calendário de eventos turísticos da cidade de Piracicaba, o que comprova o potencial cultural da colônia tirolesa para a região. E em homenagem a esta importante comemoração, haverá a apresentação de duas bandas musicais de Santa Catarina: Verde Vale e Deco Dalponte.

SERVIÇO – 25ª Festa da Polenta, no bairro de Santa Olímpia. De 22 a 24 de julho de 2022. Informações pelo Instagram @bairrosantaolimpia

PROGRAMAÇÃO DA 25ª FESTA DA POLENTA DE PIRACICABA

Sexta e Sábado

Jantar das 19h30 às 22h