Canoagem é uma das modalidades contempladas no chamamento público (Foto: Marcela Teixeira)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), anunciou hoje, terça-feira, 03/05, os resultados preliminares dos chamamentos públicos de número 12/2022, 19/2022, 21/2022, 22/2022 e 23/2022, que correspondem às modalidades de futsal masculino, tênis de mesa masculino e feminino, atletismo masculino e feminino, ginástica artística e canoagem masculino e feminino. Os processos atendem a Lei Federal 13.019/2014, de 31 de julho de 2014, são regulamentados pelo decreto municipal nº 1.093 de 1º de junho de 2017 e cumprem as determinações do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

O Caldeirão Futebol Clube teve a proposta aprovada para executar serviços de formação e desenvolvimento esportivo de futsal masculino. No tênis de mesa, a Associação Desportiva Fran TT apresentou os projetos selecionados no feminino e no masculino. O trabalho para massificar o atletismo local ficará a cargo do Instituto de Educação Física e Esporte (Ipefe). Na ginástica artística, a proposta contemplada foi elaborada pela Associação de Ginástica Olímpica de Piracicaba (Agop), enquanto o trabalho com a canoagem terá à frente a Associação de Canoagem de Piracicaba (Ascapi).

Os termos de colaboração via chamamento público têm três finalidades principais: a formação e o desenvolvimento esportivo (iniciação); projetos que deem continuidade à formação esportiva específica e iniciem o processo de treinamento para o alto rendimento esportivo (competição); e as manifestações voluntárias que contribuem com a integração, educação e promoção da saúde (lazer físico-esportivo). O processo inclui ainda a montagem das equipes de rendimento para a representação da cidade nos eventos oficiais da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.