O LAB Móvel do Instituto Butantan recebeu 1.613 testes para diagnósticos da Covid-19 nos 15 dias em que ficou instalado na praça José Bonifácio, em setembro de 2021. Nesse período, foram 66 casos positivos para a doença, sendo 45 enviados para sequenciamento genômico, onde foram confirmados 40 casos da variante Delta e cinco da variante Gama. Os dados foram divulgados oficialmente na quarta-feira, 27/04, durante solenidade de encerramento das ações do projeto realizada na capital paulista e que contou com a presença do secretário de Saúde de Piracicaba, Filemon Silvano.

Conforme explica o secretário, a parceria com o Instituto Butantan foi muito importante para definir as ações de bloqueio da doença a serem realizadas na cidade. "Conseguindo mapear a situação epidemiológica do município conseguimos traçar os planos de combate à Covid-19, como maior oferta de vacinação, ampliação de testagem em regiões com maior número de casos, por exemplo. Ficamos felizes por fazer parte deste projeto e fazer parte da história do Butantan no combate à pandemia", enfatizou Filemon Silvano.

Sandra Coccuzzo expôs todas as ações e números atingidos pelo Lab Móvel no estado de São Paulo, com destaque para Piracicaba

Na solenidade, o secretário foi recepcionado pelo diretor do Instituto, Dimas Covas, e pela diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC), Sandra Coccuzzo. Além de Piracicaba, outras cidades que receberam o projeto também participaram da solenidade, que contou com a presença de autoridades de saúde de todo o estado.

Finalizado em março deste ano, o projeto itinerante LAB Móvel iniciou-se em agosto de 2021 com o objetivo de realizar exames de diagnósticos e sequenciamento genômico do SARS-Cov-2 nas cidades do interior paulista para identificar casos com agilidade, além de reconhecer as variantes predominantes e as regiões mais críticas de cada Departamento Regional de Saúde (DRS). Desde então, o LAB Móvel passou por 12 DRS diferentes, acumulando 30 mil quilômetros rodados e mais de 38 mil testes RT-PCR de 122 cidades paulistas, sendo Piracicaba a terceira no estado a receber o projeto.

Sandra, Dimas e Filemon durante solenidade no Instituto Butantan em São Paulo