A quinta edição do Caipirandando permitiu aos participantes o contato com a natureza (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

A quinta edição de caminhada do Caipirandando bateu recorde de inscritos no último sábado, 23/04, quando 200 pessoas participaram do evento gratuito organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). O número superou o registrado na quarta etapa, realizada em março. Na ocasião, a atividade contou com cerca de 180 participantes. "A quinta edição foi especial. Além do maior número de pessoas, inclusive com a presença do Tiro de Guerra de Piracicaba, pela primeira vez nós tivemos uma chuva no caminho. Os participantes adoraram", destacou o chefe do setor de eventos da Selam, Alexandre Nascimento.

A atividade começou às 5h30, com a concentração e o aquecimento na Área de Lazer do Piracicamirim. O percurso de aproximadamente 20 km começou no bairro Morumbi e teve como primeiro destino o bairro Conceição, totalizando 8,3 km. No local, foi realizada a primeira parada para hidratação e uso de sanitários. A rota continuou por mais 7 km em direção ao Horto Florestal de Tupi, onde foi feita a segunda pausa nas proximidades do lago central. No trecho final, os participantes cruzaram a Fazenda Morro Grande. A iniciativa teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

O Caipirandando, que recebeu elogios dos participantes, também arrecadou com os inscritos cinco caixas de leite longa vida, que serão destinadas ao Banco de Alimentos, do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), para repasse a instituições sociais.

CALENDÁRIO – Em maio, a Selam terá novamente duas datas reservadas para o Caipirandando – uma de pedal e outra de caminhada. No próximo domingo, 01/05, acontece a segunda edição para ciclistas. O percurso escolhido é o da Gioconda, na região do bairro Vila Nova, com cerca de 31 km e saída a partir do bairro Santa Rosa. Já a sexta edição da caminhada está prevista para o dia 28/05. "Ainda não definimos o local, mas será em uma região que ainda não visitamos. Estamos estudando o percurso", afirmou Nascimento.

As atividades terão apoio da Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semutri) e da Secretaria Municipal de Saúde. Mais informações sobre o Caipirandando pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648.