O Semae – Piracicaba anunciou hoje, 26/12, mais investimentos para aumentar o fornecimento de água à população. A decisão foi tomada durante reunião entre o prefeito Barjas Negri, o presidente da autarquia, José Rubens Françoso, e técnicos da autarquia. Serão investidos R$ 9.483.791,00 na instalação de duas novas adutoras e a primeira etapa do reforço de rede para a região da Pauliceia.

Como explicou Françoso, neste ano, num primeiro momento, o Semae contratou os projetos executivos das obras. Com a conclusão gradativa deles, a autarquia começará a promover as licitações. Segundo ele, o Semae, dentro de seu Plano Diretor, tem se antecipado à demanda crescente de água, porque a cidade é dinâmica e não para de crescer a partir de dezenas de empreendimentos imobiliários.

O prefeito Barjas Negri comentou que o Semae tem por missão ofertar água de boa qualidade a toda população. Por isso, a autarquia mantém um planejamento adequado para se antecipar ao crescimento da demanda em várias regiões da cidade. Para ele, com a expansão imobiliária, a autarquia tem se mantido atenta ao crescimento de novas demandas, mas tem procurado investir recursos nas redes atuais nas diferentes regiões, porque também há aumento populacional.

Com o anúncio oficial dos investimentos, o Semae publicará até o início de janeiro, os editais da licitação. A conclusão de todo o processo, com assinatura dos contratos e início das obras, deve ocorrer ainda no primeiro semestre do ano que vem. Do total de investimentos, R$ 5,790 milhões são das obras e mais R$ 3,675 milhões nos tubos, esses já comprados pela autarquia.

2 NOVAS ADUTORAS – A primeira adutora será a Capim Fino / Torre de TV, de 1.345 metros, de ferro fundido de 600 mm. Depois de concluída, ela garantirá mais água para 30 mil pessoas dos bairros Santa Rosa, Dois Córregos, Cecap, Unileste, Jardim Abaeté, Santa Rita, Pompeia, São Francisco, Eldorado, Nova Iguaçu, Chapadão, Peória, Tupi, Bartira, Taquaral, Unisul, entre outros.

A segunda adutora que será implantada é a Luiz de Queiroz, com 1.950 metros, também em ferro fundido de 500 mm. Para melhorar o abastecimento, o Semae substituirá a adutora da Estação de Tratamento de Água I Luiz de Queiroz, localizada à rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, seguindo pela rua Cristiano Cleopath para chegar até o reservatório da Marechal Deodoro.

REFORÇO PARA A PAULICEIA – Outro investimento, já com data marcada para a licitação, é para atender os moradores da Pauliceia. Françoso explicou que essa obra ocorrerá em duas etapas. A primeira é um reforço de 1.176 metros na rua Fernando Lopes, também em ferro fundido de 500 mm.

Com a sua conclusão, o Semae espera dar mais segurança ao sistema de distribuição de água na região da Pauliceia, porque terá um aumento de 3,456 milhões de litros por dia, devendo atender uma população superior a 10 mil habitantes. Essa licitação será aberta no próximo dia 14 de janeiro, no período da manhã. O prazo de conclusão deste reforço é de 120 dias após a assinatura do contrato.

ADUTORAS CONCLUÍDAS – Neste ano, o Semae concluiu as obras de duas novas adutoras. A primeira foi do Kobayat/Líbano, com extensão de 2.900 metros. A obra beneficia uma população de 23,5 mil pessoas, moradoras dos bairros Novo Horizonte, Parque dos Sabiás, Chácara São Jorge, Piazza Itália, Jardim Santa Clara, Jardim Belverde, Jardim São Jorge, Jardim Dona Lourdes, Jardim Planalto, Jardim Camargo, Jardim Itapuã, Jardim Tatuapé, Jardim Glória, Monte Líbano, Terra Azul, Kobayat-Líbano, Nova Suíça, Jardim Esplanada e Vila Cristina.

Recentemente, o Semae concluiu a instalação da adutora Unileste–Dois Córregos, foram 2.650 metros de extensão, beneficiando mais de 23 mil moradores dos bairros Dois Córregos, Sol Nascente, Santa Cecília, Jardim Santa Isabel, Parque Prezotto, Jardim Noiva da Colina, Jardim Panorama, Parque Chapadão, Santa Rita, Cecap, Eldorado, Taquaral, São Francisco e adjacências.