A segunda maior fatia do Orçamento Municipal de 2020 será da Secretaria Municipal de Educação: R$ 391,158 milhões. Neste ano é de R$ 377,252 milhões. O projeto de lei será protocolado na Câmara na próxima segunda-feira (30). O Orçamento de despesa da Prefeitura, de acordo com a Lei Orçamentária Anual, será R$ 1,347 bilhão. Nos últimos anos, as secretarias de Educação e Saúde ficaram com as maiores fatias orçamentárias, o que se repetirá em 2020. A secretária de Educação, Angela Corrêa, diz que o município sempre investiu na qualidade do ensino público municipal, não somente na melhoria e ampliação de sua estrutura física, mas na qualidade do projeto pedagógico e material didático, na capacitação e formação continuada dos docentes, na merenda escolar, na aquisição de livros, brinquedos, rouparia, material de higiene e saúde, em recursos de informática pra apoio administrativo e didático, em convênios culturais para estudantes, como os projetos A, B, C do Dó Ré, Mi e Musica nas Escolas (com a orquestra Sinfônica de Piracicaba), etc. Atualmente, a Rede Municipal de Educação atende 36.313 crianças, sendo 19.324 de 0 a 5 anos e mais 16.989 de 6 a 10 anos. São 3.894 servidores, dos quais 2800 professores e, destes 2.747 são mulheres (98%). Possui mais 974 prestadores de serviços nas diferentes áreas (portaria, limpeza, zeladoria, merenda terceirizada) para atender a demanda das 135 escolas que funcionam em 122 prédios e demais setores de apoio. Para o próximo ano, entre os investimentos estarão as conclusões de três novas escolas, sendo duas de educação infantil (Vila Nova e Tatuapé) e uma de Ensino Fundamental e de Educação Infantil (Vida Nova/Vale do Sol). Essas unidades atenderão em sua capacidade plena 981 alunos e terão 110 servidores. Para 2020, como acontece anualmente, a Secretaria de Educação prevê a reforma e a ampliação de algumas unidades. Ainda sobre números, a Educação tem despesa anual de R$ 45,139 milhões para a produção de mais de 100 mil merendas/dia pela DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição). Também é responsável pelo transporte de alunos, tanto das escolas municipais quanto de algumas do Estado. Na estrutura de atendimento da pasta estão o cursinho pré-vestibular gratuito (150 anos por ano), os 15 (quinze) Centros de Educação Digital, o NUMAPE (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico à Educação Especial) e outros. O prefeito Barjas lembrou que, nos últimos anos, a Secretaria de Educação tem evoluído bastante em todos os seus aspectos e o resultado do trabalho é a satisfação dos pais e mães. Esse esforço foi reconhecido pela pesquisa Macroplan – Desafios da Gestão Municipal de 2017 e de 2018, em que a Educação Básica de Piracicaba está 1º lugar entre as 100 maiores cidades do Brasil. “Este reconhecimento é motivo de orgulho para todos nós, resultado do competente trabalho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação”, fala o prefeito Barjas.