A Secretaria Municipal da Ação Cultural e a Associação Piracicabana de Teatro organizaram no último dia 12, uma comissão para escolha de peças teatrais de todo o país que participarão do 1º Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira) entre os dias 19 e 30 de novembro.

Dentre as 150 peças inscritas a comissão trabalha na escolha de 10 peças teatrais para a Mostra Oficial, sendo que três deverão ser reconhecidamente de Piracicaba, além da escolha de 20 peças teatrais para a Mostra Paralela que serão levadas aos espaços não convencionais e de fácil acesso à população.

Formada por profissionais da área de Artes Cênicas, a comissão do 1º Fentepira tem uma história de vida dedicada ao teatro no Brasil. Alexandre Mate é Mestre em Teatro pela USP, Doutor em História do Teatro pela USP, pesquisador do Centro de Estudos de Arte Contemporânea (Ceac), também tem experiência como ator e escritor em seis livros editado e ligado a Faculdade de Filosofia da USP.

Moisés Miastkwosk dirigiu mais de 80 peças teatrais e participou de inúmeros festivais de teatro. Membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) deste 1973 e participou no Mudra Internacional de Bruxelas, no Ópera Studio, na Academia de Arte Dramática de Houston (EUA). O grego Elie Marios Defteros iniciou no teatro em 1957 e foi o criador e o primeiro diretor da Paixão de Cristo em Piracicaba. Atualmente trabalha na finalização de Hamlet, com o grupo Agatha. Além de fazer parte da organização do festival de Teatro de Americana.

A comissão mostrou-se empolgada com a qualidade dos trabalhos. “Estamos tendo bastante trabalho na seleção. Tem muito material bom” diz Elie Marios Defteros, conhecido por Grego pela classe artística.

Moisés Miastkwosk disse que a diversidade do teatro piracicabano possibilita na realização de dois festivais.“O material selecionado possibilita a realização de outro festival”.

Para Alexandre Mate a classificação dos trabalhos selecionados é surpreendente. ‘O festival realizado por cidades denota a qualidade local.Estamos surpresos e satisfeitos.O resultado é atribuído a tradição histórica de Piracicaba com os espetáculos “Lugar onde o peixe Pára” e “Paixão de Cristo”. Mate atenta para que a comunidade cultural abra mais oportunidades ao teatro piracicaba. “Com essa abertura a cidade ganha reconhecimento cultural”.

A seleção dos três espetáculos de Piracicaba para a Mostra Oficial será realizada no Pirateatrando (Mostra de Teatro dos Grupos de Piracicaba) que acontece entre os dias 24 de outubro a dois de novembro. Ao final de cada espetáculo, a comissão fará bate-papos com os grupos da Mostra Oficial, além da entrega de textos escritos aos grupos.

Os grupos selecionados para a Mostra Oficial recebem auxílio montagem no valor de R$ 3 mil e oferecerão oficina de workshop durante o Fentepira. Os grupos selecionados para a Mostra Paralela recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 600. A classificação para o 4º, 5º e 6º espetáculos classificados no Pirateatrando terão vaga garantida na Mostra Paralela.