O Procon Piracicaba registrou, no mês de janeiro, 1.336 atendimentos. O número de solicitações mais frequentes foram produtos (403), assuntos financeiros (328), serviços privados (278), serviços essenciais (179), habitação (68), extra Procon (65), saúde (37) e alimentos (8). Além disso, foram 26 retornos de Carta de Informações Preliminares (CIP’s) – aviso prévio para que o fornecedor atenda ao pleito do consumidor antes que esta demanda seja encaminhada para outros setores. Ao receber esta carta, o fornecedor tem a chance de resolver prontamente a demanda.

Os técnicos promoveram 45 diligências livres para orientar e averiguar diversas atividades comerciais, 14 denúncias recebidas 9 Raf’s (fiscalizações quando não há irregularidade) e quatro autos foram lavrados.

Importante ressaltar que os estabelecimentos devem estar em consonância com as legislações que abrangem a relação consumerista, para evitar eventuais conflitos na hora da realização de uma compra. O Procon, além de um órgão fiscalizador, é orientador, tanto dos lojistas quanto dos consumidores.

SERVIÇO – O Procon atende no Térreo 02 do Centro Cívico (rua Capitão Antonio Côrrea Barbosa, 2.233), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O telefone é o 151.