Estão próximos do fim os episódios de desabastecimento de água em duas das localidades bastante populosas de Piracicaba. Obras nas regiões do Cecap e Kobayat-Líbano elevarão a oferta de água para mais de 43 mil pessoas. Os trabalhos, coordenados pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), resultam de um investimento que supera R$ 1,6 milhão.

No Kobayat-Líbano, o serviço já em execução prevê a ampliação da rede subterrânea que interliga o reservatório do Kobayat Líbano ao reservatório da Pauliceia. As novas adutoras, com 2.900 metros de extensão, são fruto de um aporte de R$ 1,4 milhão da autarquia. Esta obra beneficiará 23,5 mil pessoas moradoras dos bairros Novo Horizonte, Parque dos Sabiás, Chácara São Jorge, Piazza Itália, Jardim Santa Clara, Jardim Belverde, Jardim São Jorge, Jardim Dona Lourdes, Jardim Planalto, Jardim Camargo, Jardim Itapuã, Jardim Tatuapé, Jardim Glória, Monte Líbano, Terra Azul, Kobayat-Líbano, Nova Suíça, Jardim Esplanada e Vila Cristina.

A previsão é que a obra, que é executada com mão de obra própria do Semae, seja finalizada em março, quando enfim, será sanado o risco de falta d’água nos bairros contemplados. O projeto de ampliação na rede está previsto no Plano Diretor de Águas do município.

Na região do Kobayat-Líbano, o serviço já está em execução

CECAP – Também dentro da política de atendimento ao avanço na demanda por abastecimento municipal implantada pelo prefeito Barjas Negri, o Semae concluiu, na semana passada, a licitação para construção de um novo reservatório para a região do bairro Cecap. A nova caixa d’água terá capacidade para 250 mil litros de água e vai resolver, pelos próximos dez anos, o problema de desabastecimento enfrentado pelos moradores daquela localidade. O novo reservatório vai suprir a necessidade por água nos bairros Terra Rica, Altos Taquaral, Unimep e Cecap, que somam aproximadamente 20 mil habitantes.

O processo licitatório da obra foi concluído em 17 de janeiro, e vencido pela empresa UPR Ltda, de Rio Claro. O valor investido na construção será de R$ 250 mil. O dispositivo será instalado na base elevada existente no local e atuará junto a outros já em operação – um de também 250 mil litros e outro de 4 milhões de litros – ambos construídos em mandato anterior (2008/2012) do prefeito Barjas Negri.

A obra está inclusa no Plano Diretor de Águas e foi projetada para atender a atual demanda e proporcionar água aos futuros empreendimentos, visto que a região do Cecap está em processo constante de crescimento. “O novo reservatório acabará com o desabastecimento especialmente nos horários de pico e nos finais de semana, quando a demanda pela água é maior, principalmente nas chácaras existentes na localidade”, disse José Rubens Françoso, presidente do Semae.

Nova caixa d'àgua será construída no Cecap, ajudando na demanda daquela região