A passeata de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontecerá nesta quinta-feira, 25/05, com concentração a partir das 13h30, em frente ao Mercado Municipal. Depois, os participantes seguirão para a praça José Bonifácio, onde haverá apresentações de dança e canto coral. O evento é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e conta com o apoio das secretarias municipais de Trânsito e Transportes, de Esportes Lazer e Atividades Motoras, Educação, Turismo e também de organizações da sociedade civil.

Em 2016, por meio dos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), a Semdes registrou 109 casos de abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes. Este ano, até março, foram registrados 29 casos.

A passeata integra a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas

Crianças e Adolescentes, que realiza ações de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no mês de maio e ocorre em âmbito nacional.

A intenção, com o evento, é dar visibilidade à questão do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes e assim sensibilizar a sociedade para a temática. "Estaremos com diversos dos nossos técnicos e várias crianças dos nossos serviços estarão envolvidas. É importante que as famílias participem com suas crianças e seus adolescentes, porque é um momento de conscientização para que todas as pessoas possam ajudar estas crianças e adolescentes, quando estiverem passando por uma situação semelhante de abuso e exploração sexual, ajudando pela denúncia, inclusive, podendo fazer de forma anônima, pelo disque 100", explica Eliete Nunes, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

O município de Piracicaba atende os casos de violência e abuso nos CREAS, a partir de encaminhamento ao serviço feito pelos Conselhos Tutelares, seguindo fluxo estabelecido com o Sistema de Garantia de Direitos. Os casos são acompanhados por uma dupla psicossocial que dá apoio, orientação e acompanhamento familiar. Existe também um material específico formulado pela secretaria sobre a violência sexual, objetivando a conscientização da população, além de uma série de atividades entre as quais, a passeata.

PRAÇA – A dinâmica da passeata será a concentração no mercado municipal. Dali as crianças e os técnicos, munidos de cartazes descerão a rua Governador Pedro de Toledo, acompanhados de fanfarra de escolas municipais, até chegar à praça José Bonifácio. Na praça, acontecerão as apresentações de dois serviços de convivência da Semdes: o Case (Centro de Atendimento Socio Educativo), que estará presente com as unidades Jardim Itapuã, Jardim Oriente e o Bosques do Lenheiro; e o Gerações, que é um serviço de convivência desenvolvido nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que vai apresentar seu núcleo de canto coral, trabalho desenvolvido com jovens de 15 a 17 anos dos Cras Piracicamirim, São José e Novo Horizonte. Também estarão disponíveis brinquedos infantis.

Este é o quarto ano que a Semdes realiza ações alusivas ao dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.