Após 27 anos, os moradores do Residencial Parque Santin conseguem a escritura dos terrenos. A entrega da primeira documentação foi realizada no sábado, 18, na casa do bombeiro aposentado, Natal Antônio de Oliveira, conhecido como Natal Bombeiro e acompanhada pelo prefeito Barjas Negri. O evento reuniu moradores, lideranças, e contou com a presença do presidente da associação dos moradores Walter Furtini, o representante do cartório Wagner Almeida, vereador Lair Braga, o presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Social), João Manoel dos Santos. O prefeito Barjas Negri ressaltou a importância da regularização dos loteamentos na cidade e dos moradores possuírem o registro do seu patrimônio. Ele disse que acompahou o caso do Residencial Santin desde o início e buscou, quando foi eleito, levar diversas melhorias, entre elas, a pavimentação. “O prefeito é eleito para tentar resolver os problemas da cidade. É uma satisfação muito grande participar desse momento. É um patrimônio para a família e herdeiros, e eu participei do início até o fim dessa luta”, completou o prefeito. Conforme ele, a prefeitura, por meio da Emdhap tem uma equipe que acompanha e mapeia os diversos loteamentos irregulares na cidade, sejam de interesse social ou específico. Barjas ressaltou também que uma medida provisória publicada recentemente pelo governo federal também deve facilitar o processo de regularização. Furtini destacou o empenho de todas as pessoas que passaram pela associação e do poder público que contribuíram pela regularização da documentação. Ele lembra que na época, o prefeito Mendes Thame e o secretário de Planejamento, Barjas, apoiaram a associação desde o início. “É um momento muito especial e estamos muito felizes pela liberdade de cada morador ter o seu lote registrado. Várias administrações passaram nesses 27 anos, e marcaram a nossa vida e nos ajudaram a lutar por esse momento histórico”, completou. O Residencial Santin foi implantado há 27 anos de forma irregular, o que impedia o desmembramento do terreno, comercialização e financiamento. O Residencial Santin é formado por quatro ruas – Ignez Sartini da Silva, Rafael Berton, Dionísio Dal Picolo e Décio Luiz Franco – e tem aproximadamente 160 lotes. O loteamento recebeu diversas melhorias nas administrações anteriores do prefeito Barjas Negri. Em 2008 as vias receberam asfalto, uma solicitação antiga dos moradores. Em 2012 foi a vez do centro de lazer e da escola municipal Professora Vilma Leone Dal Pogetto, além do Centro de Inclusão Digital, foi inaugurado em 2014.