A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran, informa que o aumento da tarifa anunciada para o próximo dia 04 será adiada para que sejam cumpridos os prazos legais de tramitação da lei do subsídio e leis correlatas, a data em que a tarifa passa a vigorar ainda não está definida. As categorias Vale Transporte e Venda a Bordo custarão R$3,30; a categoria Tarifa Social Popular vai a R$ 3,10. Os Estudantes pagarão R$1,65.

O cálculo foi desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), contratada pela prefeitura para revisar o atual custo operacional do sistema, e leva em consideração subsídio municipal, na ordem de R$ 5 milhões ao ano, que teve peso importante para evitar maior impacto nos custos. A inflação acumulada no período alcançou 11,17%, pelo índice INPC/IBGE.

Com o atual reequilíbrio financeiro, a concessionária se compromete a continuar renovando a atual frota operacional, ampliar a implantação de câmeras de segurança e de sistemas de monitoramento da frota (GPS), levando com isso mais segurança e cumprimento dos horários aos usuários, além da implantação de aplicativos digitais que permitirão ao cidadão informar de seu ônibus em tempo real.

O Transporte Especial Elevar, voltado às pessoas com deficiência, que fazem uso de cadeira de rodas, receberá mais dois veículos, ampliando a atual frota de 12 para 14, sendo 6 vans e 8 micro-ônibus.

*Histórico*

No semestre passado, a empresa Via Ágil, concessionária do serviço de transporte coletivo urbano e rural, protocolou junto ao gabinete do prefeito solicitação requerendo a revisão do custo operacional do sistema. Mas devido a complexidade da questão, Gabriel Ferrato decidiu contratar a FIPE para realizar um amplo estudo e garantir a necessidade do reajuste. A conclusão do trabalho ocorreu na segunda quinzena de setembro e apontou para a necessidade de revisão das tarifas, mesmo com a manutenção do subsídio público, que é reajustado anualmente.

*Informações: Depto de Transportes Públicos Semuttran*