O palco do Teatro do Engenho, no Parque Engenho Central, vai receber os vencedores das medalhas de Mérito Cultural e Empresarial e Troféu Fabiano Lozano, em cerimônia marcada para às 19h30, desta terça-feira, 29/09. Os prêmios são uma forma de reconhecimento da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), às pessoas que se destacaram na cultura e às empresas que apoiaram projetos idealizados pelo município nas mais diversas áreas. A escolha dos nomes foi feita por comissões nomeadas pelo prefeito Gabriel Ferrato, por meio de decreto. O evento terá a participação do Coro do Projeto Guri, formado por cerca de 50 alunos. No repertório, músicas de Adoniran Barbosa e Marisa Monte, entre outros. Em 2015, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) foi a vencedora do Troféu Fabiano Lozano. Criada pelo maestro espanhol Lázaro Lozano, irmão do também maestro Fabiano, que dá nome ao prêmio, a OSP se apresentou pela primeira vez em 24 de março de 1900, na Catedral de Santo Antônio, então igreja matriz. Passados 115 anos, a OSP se mantém firme e comemora uma das maiores remodelações de sua história em 2015, com um grupo de 55 músicos profissionais e estagiários, que atuam sob a direção do maestro Jamil Maluf. A Medalha de Mérito Cultural vai para a artista plástica Gracia Maria Nepomuceno, a cantora Débora Letícia, o arquiteto Cyro Octávio Gatti Ferraz de Toledo, a escritora Leda Coletti, a atriz Fátima Cristina Monis, o fotógrafo João Carlos do Nascimento Ferreira, a bailarina e coreógrafa Greice Arthuso e o diretor administrativo da OSP, José Carlos de Moura.

MÉRITO EMPRESARIAL – Instituída pela Lei Nº 5.802, de 21 de agosto de 2006, a Medalha de Mérito Empresarial Mário Dedini é destinada ao reconhecimento de empresas que contribuíram com a cidade, estimulando e desenvolvendo projetos e parcerias com o Poder Público em áreas como cultura, esporte, turismo, meio ambiente, educação, desenvolvimento social, agricultura e saúde. Os nomes das empresas são indicadas pelos representantes das secretarias municipais. Este ano, recebem a medalha a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Bolo da Madre, Maison Vivenda Buffet, Apapir (Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região), Grupo Bom Jesus, Delta Supermercados, Solpack, Oji Papéis Especiais Ltda e ArcelorMittal. “As medalhas e o Troféu Fabiano Lozano são premiações importantes, que têm como objetivo valorizar os artistas locais e as empresas que colaboram com ações do poder público voltadas à população. As comissões tiveram em mãos grandes nomes e a escolha foi bastante justa”, afirma a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

CONTEMPLADOS – MÉRITO CULTURAL EM 2015

TROFÉU FABIANO LOZANO Orquestra Sinfônica de Piracicaba

ARTES PLÁSTICAS – Medalha Umberto Silveira Consentino Gracia Nepomuceno

MÚSICA – Medalha Prof. Olênio de Arruda Veiga Débora Letícia

ARQUITETURA – Medalha Serafino Corso Cyro Octávio Gatti Ferraz de Toledo

LITERATURA – Medalha – Profª Branca Motta de Toledo Sachs Leda Coletti

ARTES CÊNICAS – Medalha – José Maria Carvalho Ferreira Fátima Cristina Monis

ARTES VISUAIS E FOTOGRAFIA – Medalha Cícero Corrêa dos Santos João Carlos do Nascimento Ferreira

DANÇA – Medalha Iris Ast Greice Arthuso

FOLCLORE E TRADIÇÕES POPULARES – Medalha João Chiarini José Carlos de Moura

CONTEMPLADOS – MÉRITO EMPRESARIAL 2015 Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Bolo da Madre, Maison Vivenda Buffet, Apapir (Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região), Grupo Bom Jesus, Delta Supermercados, Solpack, Oji Papéis Especiais Ltda e ArcelorMittal.

SERVIÇO – Cerimônia de entrega das medalhas de Mérito Cultural, Troféu Fabiano Lozano e Mérito Empresarial 2015. Terça-feira, 29/09, às 19h30, no Teatro do Engenho. Entrada gratuita.