A Brigada de Emergência do Centro Cívico promoveu uma ação simulada na tarde desta sexta-feira (06), no prédio do Centro Cívico, onde funcionam diversas secretarias e repartições da Prefeitura, entre eles o gabinete do prefeito. A simulação serviu para avaliar como iria funcionar uma evacuação às pressas do prédio, em caso de incêndio. De acordo com o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, trabalham no Centro Cívico 637 servidores.

A evacuação no prédio foi coordenada pelos membros da Brigada de Emergência do Centro Cívico, em conjunto com os coordenadores de evacuação, que tiveram por atribuição conduzir a todos para a saída de emergência, que já estava devidamente sinalizada. O objetivo foi avaliar em tempo real a realização dessa evacuação.

Os servidores levaram 8 minutos para sair do prédio, tempo considerado excelente pelo Chefe da Brigada de Emergência, José A. Do Amaral Caprânico, acrescentando que com a continuidade dos treinamentos, este tempo poderá ser reduzido. Segundo ele, a principal preocupação é com a retirada das pessoas do ambiente no menor tempo possível.

Caprânico explica que a simulação obedece aos procedimentos estabelecidos nos planos de preparação e resposta à emergência, visando à padronização das ações a serem adotadas neste tipo de situações, bem como treinar as medidas a serem adotadas pela brigada de incêndio. “Por meio deste treinamento será possível obter o tempo resposta em relação à saída dos ocupantes da Prefeitura. O principal objetivo desta simulação é o treinamento dos brigadistas de incêndio para tomar as devidas providências em eventuais incidentes e também dos servidores para que possam saber como proceder em situações como essa”.