A CPFL Energia promoveu na tarde de hoje (13) no anfiteatro do Centro Civico, encontro com o prefeito Gabriel Ferrato, secretarios e técnicos de diversas áreas da administração pública, para apresentar os avanços do projeto de economia de energia elétrica nas unidades de consumo municipais, gerados por meio do Programa de Eficiência Energética no município de Piracicaba.

O encontrou apresentou o avanço nas etapas de trabalho, e os resultados apurados até o momento. O GEM (Gestão Energética Municipal) prevê a redução de até 30% do orçamento do municipio, baseado no ano de 2014 que atingiu o valor de R$ 12.987.124,84 utilizados nas 1257 unidades de consumo, inclusive, de setores com iluminação pública que gera custo de R$ 600 mil/mês aos cofres públicos.

O projeto será concluído em setembro e prevê também a criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM) dentro de cada prefeitura envolvida. A CPFL capacitará os municípios no uso do sistema computacional SIEM Web (Sistema de Informação Energética Municipal da Eletrobrás PROCEL) para planejamento do uso da energia elétrica do município com base na metodologia de elaboração de Planos Municipais de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE) da Eletrobrás PROCEL e mensuração de resultados.

Para o Prefeito Gabriel Ferrato é de extrema importância esse trabalho de consultoria desenvolvido pela CPFL em conjunto com os técnicos da prefeitura .“Estamos em um período crítico e será necessário que outros setores adotem esse conjunto de ações de cidadania para redução de custos”.

A próxima reunião do GEM está angendada para o próximo dia 23, no Centro de Qualificação Profissional – 3º do Centro Cívico.