A Secretaria Municipal da Saúde fechou nesta semana balanço sobre a evolução crescimento do número de exames laboratoriais neste ano até o último mês de setembro: 754.083 procedimentos. Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, a secretaria conseguiu melhorar significativamente o fluxo de atendimento e as condições de trabalho de profissionais.

De acordo com dados do Serviço de Avaliação e Controle (SAC), o número de exames cresceu principalmente após a reforma do laboratório e também a ampliação da Atenção Básica, com a construção de novas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Cárdenas explicou que “nosso serviço de Laboratório Municipal é referência para a cidade e dá suporte para as Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, prontos-socorros (UPAs), serviços de referência em DST/HIV/AIDS, Saúde da Mulher e do Centro de Especialidades”.

Outro trabalho importante foi a ampliação da oferta, agilidade e qualidade de exames realizados na Rede Municipal de Saúde. Exames como sangue, urina, fezes, AIDS, microbiologia, hormônios, entre outros, servem de suporte para as Unidade de Pronto Atendimento Médico. Realizados rapidamente, eles permitem maior eficiência no sistema de saúde e auxilia o médico para um diagnóstico mais preciso e agilidade no encaminhamento para um tratamento adequado.

Para o secretário, a ampliação do número de exames significa que se melhorou e agilizou o atendimento à população atendida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Rede Municipal de Saúde. Sobre o aumento, Fernando disse que foram 6,0% em relação a 2.011 e 82,3% a mais quando se compara a 2.004.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Evolução do número de exames laboratoriais

2004 413.500

2008 694.206

2010 710.898

2011 754.083 *

* Fonte: Secretaria Municipal de Saúde / Janeiro a agosto/2011

Relação de exames e os números

O Laboratório Municipal está autorizado pela Secretaria Municipal de Saúde a oferecer mais de 140 tipos diferentes de procedimentos. Desse número, alguns exames são terceirizados devido à sua especificidade.

Os exames mais procurados são: HDL que mede a taxa de colesterol bom, TSH que é responsável por regular a atividade da glândula da tireóide, T4-Livre que é um hormônio produzido na tireóide, e o de PSA que é antígeno específico de próstata. Os três últimos foram implantados na lista de exames que passaram a ser fornecidos pelo laboratório no ano de 2010.

O exame de PSA, por exemplo, teve sua demanda aumentada de 5.214 em 2006, para 10.525 em 2010, fato que justificou a implantação de rotina própria para este exame. “Os programas de prevenção para a detecção precoce de câncer de próstata da Secretaria são bem sucedidos. O acesso da população masculina ao exame de PSA foi ampliado”, afirma o secretário Fernando Cárdenas.

Alguns exames não eram oferecidos pelo laboratório antes de 2006, e passarem a ser em 2008, são: 1) HDL colesterol; 2) Anticorpo anti-La – SSB; 3) Anticorpo anti-Centrômero; 4) Anticorpo anti-citoplasma de neutrófilos; 5) anti-trombina III; 6) anticorpo anti RNP; 7) Anticorpo anti RO; 8) Anticorpo anti SM; 9) complemento C3; 10) complemento C4; 11) Homocisteína; 12) anticoagulante lúpico; 13) proteína C funcional; 14) proteína S funcional; 15) Parathormônio; 16) Zinco; 17) Fator V de Leiden.

Para exames não realizados no laboratório Municipal, a Secretaria mantém convênio com 02 laboratórios privados no município.

Serviço

Laboratório Municipal de Piracicaba

Rua Dom Pedro I, 817 – Centro

(Anexo ao Centro de Especialidades Médicas – Atrás do Mercado Municipal)

Telefone: 3437-7620