O 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) terá um consagrado espetáculo para coroar o seu encerramento, às 20h de domingo (6), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Concerto de Ispinho e Fulô, montagem da Cia. do Tijolo, recebeu o Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) pelo projeto sonoro e o Prêmio Shell na categoria Música. Em maio deste ano, a trama foi encenada no Festival Assitej, em Copenhagen, Dinamarca.

Com lirismo e simplicidade, o poeta Patativa do Assaré (1909-2002) retratou o homem nordestino e inspirou a Cia. do Tijolo no musical, que também teve como base a pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Os espectadores mergulham no universo do poeta como se ouvissem sua biografia em um programa de rádio. Por meio de depoimentos, o elenco relata impressões sobre a produção de Patativa e de como os sertanejos descritos em seus versos poderiam ter nascido em qualquer lugar.

Concerto de Ispinho e Fulô traz à tona a incansável e constante luta do sertanejo pelos direitos igualitários entre os homens, a exaltação à natureza e a sua adorada terra e sua irreverência poética. Este é um espetáculo no qual os espectadores participam como se estivessem no quintal da casa do poeta, tomando café, bebendo cajuína, dando seus depoimentos, fazendo declamações, iluminando a cena e até cantando e dançando.

Quem assina a direção do espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô é Rogério Tarifa, diretor da Cia. São Jorge de Variedades, que em 2010 fez a abertura do 5º Fentepira com o espetáculo São Jorge e o Dragão, na Praça José Bonifácio. Tarifa também foi convidado pelo Andaime Teatro para dirigir o espetáculo que comemora os 25 anos do grupo, Kafka e a Boneca Viajante, a partir da obra de Jorge Sierra i Fabra.

Em parceria com cinco atores vindos de grupos como o Ventoforte e a Casa Laboratório para as Artes do Teatro, Tarifa mergulhou no universo poético de Patativa e, principalmente, em suas músicas. A Cia criou um show com músicas compostas a partir da pesquisa e dele resultou o espetáculo.

Apesar de um teatro simples e limpo no cenário – formado por peças de metal trazidas do sertão e também de tijolos – a peça traz sofisticação nas músicas (direção de Willian Guedes) e também nas composições (Jonathan Silva e Dinho Lima Flor), além de uma movimentação em cena harmoniosa, fruto da parceria do grupo com o bailarino contemporâneo Jorge Garcia e com o contato e improvisação da profissional Érika Moura.

Ao optar pela ótica de Paulo Freire para ler o poeta do sertão, a companhia teve como objetivo colocar no palco os extremos entre a genial teoria de Freire – a pedagogia do oprimido – e a situação de analfabetismo e miséria do sertão, que apesar disso pariu artistas como Patativa.

A dramaturgia, criada pela companhia, faz com que o público conheça de fato o poeta, que tenta ser entrevistado por este grupo de artistas. O ator Dinho Lima Flor, que encarna Patativa, faz o público rir com o bom humor o nordestino consegue ter, mesmo quando fala de algo muito sério. As atrizes Lilian de Lima, Karen Menatti e Thais Pimpão se revezam nas engraçadas e femininas mulheres do universo do poeta.

Muitas falas são cantadas e parte do texto é musicado. Rodrigo Mercadante, ator da Escola de Arte Dramática e vindo de uma família de cantores líricos, dá o tom das músicas do espetáculo e do duelo; já que Patativa se nega a simplesmente conversar, mas lhe agrada duelar em poesias que tenham vindo de outro lugar, como a cidade.

A Rádio Conexão SP/Assaré dá notícias, ao vivo, deste diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e rural e culmina com a denuncia do 1° ataque aéreo contra civis no país, que não está nos livros de história do Brasil: o massacre do sítio Caldeirão.

Este espetáculo foi contemplado pelo Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural – 2008. A Cia do Tijolo viajou, em 2010, para o Sertão do Cariri, onde, contemplada pelo prêmio Myriam Muniz, se apresentou na terra de Patativa e também na cidade de Paulo Freire.

SERVIÇO – Apresentação do espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô, no encerramento do 6º Fentepira. Domingo, 6 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início da apresentação. Classificação: livre. Duração: 75 minutos. Informações: (19) 3433-4952, www.fentepira.com.br e www.fentepira.wordpress.com.