Mais de 40 mil atendimentos são realizados mensalmente dentro de projetos voltados à proteção e socialização de crianças e adolescentes do município. Os projetos, Desenvolvimento de Habilidades, Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, Recriando e Pró-Jovem Municipal são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Os eixos trabalhados no atendimento, refletem temas relacionados à identidade, aos direitos e deveres, à sexualidade, meio ambiente além de criar condições para que os adolescentes, por meio de cursos gratuitos, desenvolvam habilidades e consequentemente, sejam preparados para o mercado de trabalho.

Os projetos Case e Recriando, realizados em parceria com o Educando pelo Esporte e Pasca, apoiam a campanha “Diga Não ao Trabalho Infantil” com o intuito de retirar crianças e adolescentes das ruas e do trabalho ao qual são submetidas, encaminhando à escola e ao convívio familiar. Já o Pró-Jovem Municipal, atende adolescentes de diversos bairros da cidade, beneficiários de Programas de Transferência de Renda, Ação Jovem e Bolsa Família, com oficinas teóricas e práticas para desenvolvimento de habilidades.

Os projetos, realizam os atendimentos com base na educação e bem estar das crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de idade em situação de rua, de risco pessoal e social possibilitando condições de proteção e desenvolvimento que amenizem, por meio de acompanhamento psicossocial e atividades, a permanência nas ruas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, combater o trabalho infantil e melhorar as condições de vida familiar e comunitária destas crianças e adolescentes é uma tarefa complexa. “A Secretaria vêm trabalhando há anos através de campanhas diretas como a “Diga Não ao trabalho Infantil – Não doe moedas nos semáforos” e também por meio de atividades socioeducativas para que essa situação seja revertida”, explica.

Campanha “Diga Não ao trabalho infantil”

Desde 2007, a campanha vêm demonstrando resultados positivos ao município. O número de crianças nas ruas de Piracicaba, foi reduzido em 60%.