Nesta sexta-feira (15), comemora-se o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A Secretaria Municipal da Saúde, através da Comissão de Controle de Infecção Institucional (CCII) realiza orientações a respeito da importância do ato em unidades de saúde do município.

De acordo com Edna Gomes, enfermeira responsável pela CCII, o ato de lavar as mãos é extremamente importante para evitar infecções. "A higienização das mãos é uma das maneiras mais eficazes de prevenir infecções em si e nos outros, principalmente no contato com pessoas doentes e acamadas", explicou Edna.

A CCII tem como principal objetivo desenvolver ações de controle na incidência das infecções nas unidades de saúde, para isso a equipe, composta de 22 profissionais da Secretaria entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, realiza constantemente visitas educativas e de apoio nas unidades. Alem disso, promove em parceria com o Núcleo de Apoio e Educação em Saúde (NAES), treinamentos de biossegurança.

Segundo Edna, a Comissão elaborou um manual operacional para todas as unidades de saúde da rede municipal. O Manual tem como finalidade orientar as equipes de saúde sobre a importância da higienização das mãos, desinfecção, precaução padrão e normas de isolamento, principais síndromes infecciosas e cuidados.

Para lembrar a data e celebrá-la de forma correta, a CCII faz algumas orientações sobre higienização das mãos. Segundo Edna, é importante ressaltar que a lavagem das mãos deve ser feita sempre com água e sabão.

Quando lavar as mãos

– antes de manipular ou consumir alimentos

– antes e depois do contato com pessoas doentes

– depois de ir ao banheiro