A Prefeitura de Piracicaba divulgou, na tarde desta terça-feira (31), os índices da taxa de mortalidade infantil no município em 2005, que trouxeram números consideravelmente positivos, colocando a cidade numa situação privilegiada em nível nacional. A redução é fruto do pacto firmado no início do ano passado para o intercâmbio de informações entre poder Público, entidades, hospitais e organizações não-governamentais. O balanço chegou a surpreender os representantes da Prefeitura e entidades parceiras, que acreditaram numa redução mas não em níveis tão elevados.

Em números reais, o balanço de 2005 registrou a redução de 20 óbitos em bebês menores de um ano, que totalizaram 57 contra 77 em 2004. O coeficiente crescente de mortalidade infantil dos últimos cinco anos – para cada 1000 nascidos – também teve queda de 3,6 pontos. De 14.9 mortes para cada mil nascidos, o pacto conseguiu diminuir esse número para 11.3 – índice que coloca Piracicaba bem abaixo dos valores mínimos comparativos em nível nacional.

O percentual de óbitos evitáveis entre 2004 e 2005 também sofreu redução. No caso dos óbitos neonatais, a redução foi de 14,1%. Já nos óbitos pós-neonatais, a queda percentual foi de 18,4%.

Dentro da proposta do pacto, os índices registraram quedas nos percentuais de mães adolescentes, bebês nascidos com peso menor de 2,5 quilos e prematuros. O balanço também registrou elevação positiva, no caso do número de cesáreas e consultas de pré-natural.

Ao lado de representantes da Pastoral da Criança, dos hospitais Santa Casa e Fornecedores de Cana, Vigilância Epidemiológica, UBSs, PSFs e profissionais da Secretaria de Saúde, o prefeito Barjas Negri ressaltou o valor do pacto firmado no início de 2005 e a importância da continuidade da parceria. “Estamos numa batalha pela vida. Alcançamos resultados positivos e precisamos continuar neste trabalho harmonioso, ajustando-se os detalhes”, disse o prefeito Barjas Negri.

O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, reforçou o pacto como fator determinante da redução. “Particularmente, os números de 2005 superaram nossas expectativas. É sinal de que devemos manter a harmonia e o intercâmbio de informações”. Fernando destacou que a Secretaria de Saúde está organizando as ações de 2006. “A diminuição das taxas de mortalidade a partir de agora exigirá mais esforços. Continuamos na batalha para alcançarmos a meta de um dígito”, disse Cárdenas, que agradeceu o apoio dos parceiros na diminuição dos índices.

O pacto para a redução da mortalidade infantil em Piracicaba foi firmado no início de 2005 com o objetivo de melhorar o desempenho dos serviços de pré-natal e atenção à criança durante o primeiro ano de vida. A parceria contempla o intercâmbio de informações entre a Secretaria Municipal de Saúde, hospitais e entidades como a Pastoral da Criança e Central da Gestantes.