Dando continuidade ao projeto de oferecer lazer e saúde à população, realizado em parceria entre a Sedema e a Selam, desta vez a Prefeitura investe na construção de uma Praça no Bairro Nova América com parque infantil com investimento social de R$140 mil.Localizado na Avenida Professor Alberto Vollet Sachs, entre as ruas Frei Luiz Maria de São Tiago e Frei Henrique de Coimbra, o projeto deste novo espaço de lazer, inclui a construção de uma praça central, circundada por uma mandala com disposições de plantas em formatos exclusivamente desenhados para que possam ser observados de diversos ângulos, destacou o prefeito Barjas Negri.O projeto inclui também a construção de um parque infantil implantado em uma área de pedrisco, passeios em bloquetes de concreto intertravado, iluminação por meio de 16 luminárias, bancos, coletores de polietileno e rampas de acessibilidade.De acordo com o prefeito Barjas – “Este é mais um compromisso que assumimos com a população, lideranças de bairro e vereadores. São investimentos que, além de valorizar os bairros, servem como espaço de convivência”.

PaisagismoA praça paisagística do Bairro Nova América, será a primeira em Piracicaba a ter implantado um sistema de irrigação por gotejamento automático, o que vai viabilizar a colocação de canteiros flores.Serão 32 canteiros circulares com oito matizes de cores diferentes. Em volta destas “mandalas” serão plantadas 12 palmeiras e no centro uma espécie de carvalho.Para a implantação deste projeto foram retiradas as árvores que apresentavam problemas fitossanitários, como tronco oco e a vegetação dominada.Serão plantados 21 ipês de grande porte nas cores amarelo, roxo e rosa, distribuídos harmonicamente. O lado do poente contemplado com estas espécies de forma que ofereça sol de manhã no parque infantil e dê projeção de sombra no período da tarde.No talude de frente para Avenida Alberto Vollet Sachs serão plantadas um maciço de flores com 3 (três) matizes de cores contrastantes e complementares.“É uma área de quase quatro mil m², com projeto paisagístico de destaque”, comentou o secretário da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Rogério Vidal. “Além da função social, tem impacto no paisagismo e no embelezamento da cidade."