A primeira edição do Piracicaba Presente, no último sábado (28), no Caic Parque Orlanda, envolvendo moradores da região de Santa Terezinha, superou as expectativas da Prefeitura, tanto pela participação maciça dos moradores quanto pela variedade dos serviços solicitados.

Das 9 às 16 horas, as secretarias municipais registraram um total de 1.308 atendimentos, que variaram de solicitação para corte de mato, passando por negociações de Dívida Ativa até inscrições para casa própria e encaminhamento de currículos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Um controle por escrito organizou o atendimento à comunidade, que era encaminhada diretamente à secretaria. Após o atendimento, os moradores levavam para a casa uma cópia do protocolo (com numeração), contendo a deliberação, a solução ou procedimento a ser tomado.

A experiência, na opinião do prefeito Barjas Negri, foi bastante positiva. “Tivemos o retorno da comunidade, que compareceu e encaminhou suas solicitações. Essa é a nossa proposta: aproximar os moradores da Prefeitura”, afirma Barjas.

Logo no início da tarde, o prefeito deu sinais de que a experiência deve acontecer em outras regiões da cidade. “Vamos repetir o projeto em outros pontos do município ainda este ano”, garante Barjas Negri.

Regina dos Santos Ulisses, moradora do bairro Maria Cláudia, disse que estava no Piracicaba Presente para a confecção da Carteira de Identidade (RG) de sua filha, além de aproveitar outros serviços, como o corte de cabelo e orientação sobre o Banco do Povo e financiamento para construção de casa (Pro-lar). Regina saiu satisfeita: “fui bem atendida e tive meus pedidos encaminhados. Quem não tem boa situação financeira aproveita esse dia e faz tudo numa vez só”.

José Evaristo de Souza, do bairro São Luis, foi até o Caic Parque Orlanda para negociar o parcelamento de IPTU em atraso. “Consegui resolver o problema. Se tiver de novo, eu volto”.

Cristiane Pereira de Souza, do Parque Orlanda, procurou o atendimento do Semae e conseguiu um novo prazo para a sua conta de água. “Vim porque minha conta estava muito alta. A atendente me explicou os detalhes e prorrogou o prazo para evitar o corte”.

BALANÇO PIRACICABA PRESENTE

Por secretarias