Para este ano de 2006, a Prefeitura, através Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), está renovando convênios com projetos importantes, começando pelo “Projeto Recriando”, o antigo “Pira em Ação”, que tem como parceiro a União Espírita de Piracicaba; Geração de Trabalho e Renda; Frente de Trabalho, este projeto social, que atende na questão do desemprego; Atenção e Atendimento ao Idoso e ao Portador de Deficiência.

A Semdes em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, também atua na distribuição de cestas básicas emergenciais e recursos disponibilizados pela Administração que são repassados às entidades.

Totalmente remodelado, o Projeto Recriando, como agora é chamado, tem como meta atender por mês, 300 crianças e adolescente em situação de rua, deste total 50 serão atendidas em atividades sócio-educativas na sede, que está sendo construída e será denominada de Espaço Recriando.

O projeto, que compõe as atividades do Centro de Orientação a Meninos e Meninas em situação de Rua (Commar), tem como finalidade fazer trabalho preventivo, além de atuar na abordagem retirando os jovens das ruas e encaminhando-os para o Espaço Recriando e aos cinco “Econúcleos”, que funcionarão em locais descentralizados.

O programa de Geração de Trabalho e Renda consiste cursos de qualificação e requalificação profissional, que atendeu em 2005 mais de 2 mil pessoas, e a meta para este ano é de pelo menos manter os números do ano passado.