O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado a Secretaria Municipal de Saúde, estará neste sábado (28) na região da Rua do Porto, alertando a população para os riscos da leptospirose. Os agentes estarão entregando folhetos explicativos aos freqüentadores do Parque da Rua do Porto e das margens do rio.

Eliane de Carvalho, diretora do CCZ, informou que a ação acontecerá das 7h30 às 11h30, no Parque e, das 9h às 12h, no trecho compreendido entre as pontes do Caixão e Pênsil. Os folhetos contêm informações de como evitar a doença, modos de contágio e os sintomas. “Nossas ações serão pontuais, procuramos locais onde as pessoas ficam mais expostas à doença, como as margens do rio”, disse Eliane. Em fevereiro, a campanha atingirá dois núcleos de favelas.

A doença é infecciosa transmitida através de contato direto com água ou lama contaminadas pela bactéria leptospira, principalmente se a pessoa for portadora de ferimentos. O período de incubação pode durar até 14 dias e os sintomas são: dor de cabeça, calafrios, febre alta, dores musculares, coloração amarelada da pele, fraqueza, vômitos, hemorragias na pele e nas mucosas e alteração do volume urinário.

As formas mais eficazes de prevenção são a eliminação e o controle da proliferação dos ratos, que se dá por meio de limpeza dos ambientes. Em caso de enchentes é necessário evitar contato direto com a água ou lama, lavar chão, paredes, roupas e objetos domésticos atingidos com sabão e água sanitária (um copo de água sanitária para 20l de água). O controle de roedores pela Prefeitura pode ser solicitado por meio do telefone 156.