Em reunião ontem (23) com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o prefeito Barjas Negri (PSDB) e o secretário de Indústria e Comércio, Luciano Almeida, receberam a confirmação de que o álcoolduto da Petrobras passará por Piracicaba. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro e há possibilidade também da instalação de uma estação de bombeamento de álcool na cidade, facilitando o uso das usinas de toda região.

Além da questão do álcoolduto, o prefeito Barjas Negri pediu apoio ao APL (Arranjo Produtivo do Álcool), como quer a participação de técnicos da Petrobras no grupo de trabalho que discute o projeto e a viabilidade econômica da Barragem de Santa Maria da Serra, que incluirá definitivamente a cidade na Hidrovia Tietê-Paraná.

As primeiras conversas sobre o álcoolduto começaram em abril do ano passado. O secretário Luciano Almeida lembrou que o município demonstrou à Transpetro interesse em ter o ramal mais próximo, justificando que na região são produzidos mais de 500 milhões de litros de álcool por ano. Por isso, da reivindicação da instalação de estação de bombeamento, beneficiando as usinas.

O álcoolduto integra o projeto da Petrobras de exportar álcool para o Japão. A implantação requer investimento de US$ 330 milhões e será confirmando pelo empresa neste semestre. A implantação total do projeto acontecerá em três anos.

FINEP/BNDES

O prefeito e o secretário visitaram ontem a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e o BNDES. Eles pediram apoio para o APL e também para a discussão da barragem de Santa Maria da Serra.