A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social receberá, também em janeiro, inscrições para o curso de qualificação para cortadores de cana, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Até o dia 29, as inscrições estão sendo recebidas por regiões da cidade, no Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), em uma programação que teve início no dia 12. Nesta semana, a Semdes está recebendo inscrições de moradores dos bairros do Cecap, Jardim Bartira, Ipanema, Piracicamirim, Perdizes, Sol Nascente, Jardim Oriente, Alvorada e proximidades. (Confira abaixo a programação completa).

Até a tarde de ontem (20), o PAT já havia recebido 115 inscrições, número considerado aceitável pela Semdes, já que Piracicaba não reúne características de empregabilidade rural, especialmente no corte de cana. Heloísa Regina Duarte Bechtold, superintendente do PAT, argumenta que a época do ano também não favorece a um grande número de inscrições. “Após a programação inicial que termina no dia 29, a Semdes manterá inscrições abertas para todos os interessados durante o mês de janeiro”, detalha.

Os interessados em efetuar as inscrições – homens ou mulheres com mais de 18 anos – devem apresentar o RG e Carteira de Trabalho. Não é exigida escolaridade mínima.

Após a capacitação, o Grupo Cosan pretende contratar cerca de 1000 profissionais, aos quais serão garantidos Registro em Carteira de Trabalho com ganho mínimo mensal de R$ 434,00 (salário nominal mais horas de transporte), cesta alimentar, ­50% reembolso e auxílio ótica (extensivo aos dependentes), participação em apólice de seguro de vida em grupo, atendimento odontológico ambulatorial, atendimento médico ambulatorial, cooperativa de crédito, oportunidade para complementação escolar na empresa (até ensino médio), Programa de Participação nos Resultados (PPR), transporte gratuito até local de trabalho, gratuidade de ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPI) e garantia de todos os direitos trabalhistas (registro em carteira, FGTS, INSS, 13º salário, férias etc).

A realização do curso de capacitação é uma iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Indústria e Comércio, com apoio do Senar, Afocapi/Coplacana, Sindirpi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba e Região, e Grupo Cosan.

Datas para inscrições:

* Dias 21 e 22, das 8 às 15h – Moradores dos bairros Cecap, Jd. Bartira, Ipanema, Piracicamirim, Perdizes, Sol Nascente, Jd. Oriente, Alvorada e proximidades.

* Dias 27, 28 e 29, das 8 às 15h – Moradores dos bairros Pq. Piracicaba, Santa Teresinha, Vl. Sônia, Jd. Boa Esperança, Pq. Orlanda, IAA e proximidades.

· O PAT fica na Rua Alferes José Caetano, 1128. Informações: 156.

O CURSO – O curso terá aulas serão práticas e teóricas, com entrega de certificados no final do treinamento.

O Programa Cana Limpa do Senar consiste num sistema livre de impurezas, trabalho limpo, bem-feito, aperfeiçoado, sem riscos, explorado sem agressão ao meio ambiente e executado de forma digna e profissional.

O objetivo é a capacitação de mão-de-obra de todo segmento sucroalcooleiro, do plantio a colheita, do transporte da matéria-prima a fabricação do açúcar e álcool, oferecendo melhores serviços, com qualidade, segurança e produtividade.