A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, está fazendo campanha junto à população para fazer o descarte correto das agulhas utilizadas pelos usuários de insulina. “Geralmente, eles descartam no lixo doméstico sem nenhuma proteção”, disse Walkíria Carcagnolo Narval, coordenadora do Departamento.

Walkíria informou ainda que o descarte inadequado gera risco de acidentes, tanto para o usuário na hora de reencapar as agulhas, quanto para os profissionais que manipulam o lixo até seu destino final. O objetivo é fazer os usuários de insulina levarem essas agulhas para serem descartadas no lixo hospitalar.

Trabalho feito pelos alunos do curso de Farmácia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), no estágio em farmácias municipais do Cecap, Jaraguá, Jardim Oriente e Esplanada, comprovou que 70% dos usuários de insulina não descartam corretamente as agulhas, “até mesmo por desconhecerem a melhor maneira de efetuar este procedimento”, informou Walkíria.

Saiba como fazer o descarte das agulhas:

– nunca reencape as agulhas depois de usadas;

– ao terminar a aplicação, jogue as agulhas dentro de uma garrafa plástica pequena limpa, seca e com tampa;

– quando esta garrafa estiver cheia, lacre bem e leve para a Farmácia Municipal mais próxima de sua casa para jogar no lixo hospitalar.