Abrindo a programação de eventos do mês de agosto, do Teatro Municipal Dr. Losso Netto”, a Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba (CETA) apresenta amanhã (1º) e domingo (2), às 20h, na sala 1 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, o espetáculo “Beira Rio”.

A peça, que celebra os 242 anos de Piracicaba, ilustra um painel histórico sobre a cidade, desde a sua fundação oficializada em 1767 até os dias de hoje, revelando de forma poética a intrínseca relação dos seus habitantes com o rio que deu origem ao nome do município. O espetáculo tem como principal fio condutor o rio e traz no seu enredo personagens históricos, contextualizando-os e desvendando suas participações decisivas na formação da cidade.

O enredo procura resgatar elementos da cultura do interior paulista e o universo caipira, trazendo a tona suas principais tradições: a Folia do Divino, o Cururu e a Festa Junina, suas crenças e lendas baseadas no imaginário coletivo, além de demonstrar a preocupação com o rio e o meio ambiente.

A história é narrada sob a ótica de duas personagens diretamente ligadas ao rio: O Pescador e Elias Rocha, o “Elias dos Bonecos“. Por meio deles, a historia é conduzida, compondo quadros, revelando ao público peculiaridades dos moradores da margem do rio, o povoamento pelos índios, a expansão dos primeiros colonizadores portugueses que chegaram à região nos séculos XVIII e XIX, atraídos pela terra de boa qualidade, madeira, caça e pesca abundante.

De autoria de Reinaldo Santiago, direção geral de João Scarpa e Ricardo Araújo, a peça é interpretada pelos autores: Amarilis Ibanez, Angélica Dalavilla, Carol dos Anjos, Élcio Lopes, Felipe Píton, Felipe Trevilin, Fernanda Ferreira, Gabriel Mendes, Gabriela Torres, Greice Vianna, Letícia Ferraz, Lucas Cancilliero, Marcelo Oriani, Matheus Castro, Raphael Constantino, Samira Pissinatto, Sandra Santos, Thiago Maciel, Vagner Chiarini e Wellington Camargo.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro, que fica na Avenida Independência, 277- Centro. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 17h às 19h ou até o início do espetáculo. Sábados, domingos e feriados, em dias com espetáculo à partir das 17h até o início do espetáculo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (19) 3421-5680 / 34334952 / 3402-7373.