O Serviço de Informação à População 156 abre mais um meio de comunicação entre a prefeitura e a população. Desde o dia 06 de junho está no site da Prefeitura (WWW.piracicaba.sp.gov.br), através do link 156- Fale comigo. Este serviço disponibilizará à população a opção de registrar e consultar os pedidos via web a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana e feriado, 24 horas. O diretor do SIP, Flávio Furlan, ressalta que através dessa nova ferramenta, os usuários poderão acompanhar todo o processo com mais agilidade e o sistema enviará por e-mail a tramitação da sua solicitação e receberá uma cópia do registro e o número do protocolo. “Antes mesmo da divulgação do novo serviço, foram registradas 15 solicitações”. Furlan destacou que o sistema foi desenvolvido pelo Centro de Informática da Prefeitura de Piracicaba com acompanhamento do 156 (gerando uma economia de aproximadamente R$ 100 mil ao ano). “Essa parceria permitiu que os funcionários do CI desenvolvessem todo conhecimento tecnológico, adaptando-os às necessidades diárias do serviço. Os recursos economizados podem ser investidos em outras áreas, como a aquisição de novos equipamentos”. Outra inovação do SIP em parceria com o CI da Prefeitura apontada por Furlan é a manutenção do sigilo das solicitações, quando o contribuinte não deseja que o nome dele apareça por diversos motivos. Através dessa nova ferramenta, ele se identifica, mas seu nome é substituído por um número e a informação fica guardada em um arquivo restrito. “É mais um benefício oferecido pela Prefeitura, sem a necessidade de investimento e adaptações, agregando facilidade e oferta de novos serviços”. Para aquelas pessoas que não têm acesso à Internet, o SIP-156 funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h por meio do telefone 156 ou pessoalmente, das 8h30 às 16h30 no andar térreo do Centro Cívico (Rua Capitão Correa Barbosa, 2233). Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail sip@piracicaba.sp.gov.br. O secretário municipal de Governo, José Antonio de Godoy, que coordena toda esta reestruturação, destaca a importância do serviço como ferramenta de gestão, já que as solicitações são transmitidas às secretarias. “De posse destas informações a administração planeja ações estratégicas e trabalha de forma preventiva”, explica. Godoy diz que por meio do 156, o munícipe pode solicitar serviços, fazer reclamações ou obter informações sobre trânsito, transportes, infra-estrutura urbana, iluminação pública, lixo, corte de mato, obras, tributos e processos, como e onde pagar impostos e taxas municipais, negociações e dívidas, saúde pública, vigilância sanitária, animais (zoonoses), dengue, vacinação, educação, escolas, creches, merenda, cultura, concursos, entre outros serviços. O serviço conta com atendentes concentrados em ramais disponíveis, registrando e encaminhando on-line às secretarias ou setores competentes. Durante a ligação, um número de protocolo é passado ao munícipe para que ele acompanhe o trâmite da solicitação. Não são aceitas ligações anônimas. As ligações são sigilosas. Inovações- Flávio Furlan enumera algumas inovações implantadas junto ao órgão para agilizar o serviço, como a ampliação de novas linhas telefônicas, aumentando a capacidade de atendimento e a troca do sistema com acesso à internet e oferta de novas ferramentas e serviços. “Essa última mudança pode ser percebida pelos contribuintes que têm e-mails, pois o sistema informará constantemente a situação dos pedidos”. Furlan informa que todo processo de reestruturação do SIP é comandado pela Secretaria de Governo, priorizando as respostas às solicitações, de acordo com determinação do prefeito que reconhece que o 156 é um importante instrumento de comunicação entre a população e o Poder Público.