Criado em 2017 e desde então coordenado pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), o programa PSA – Pagamento por Serviços Ambientais é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.

Por meio das vistorias, profissionais da Sema, Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros.

Uma vez aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. Nesta primeira etapa são aceitos apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.

Confira links sobre a legislação, decretos 17218 e 17774, folder explicativo, modelo de projeto ambiental individual, e matéria da EPTV Campinas

Mais informações, ligue para a Sema (19) 3437-4000.