O Plano de Desenvolvimento de Educação Básica (PDE-Escola) foi implantado na Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba em 2009, com o objetivo de assegurar a qualidade da Educação Básica, estabelecendo como foco principal a aprendizagem. Trata-se de um instrumento de planejamento estratégico e operacionalização da Proposta Pedagógica, do Regimento Interno, em consonância com as Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, que contribui para que a escola levante dados sobre a caracterização, desempenhe localização, níveis e modalidades de ensino, aspectos relacionados à aprendizagem, professores e quadro técnico-administrativo, dados do desempenho dos alunos e projetos desenvolvidos.

O Plano de deve ser elaborado segundo o Plano de Ações Articuladas (PAR) e suas 28 diretrizes do plano de metas, por meio dos indicadores do diagnóstico. A elaboração do PDE-Escola representou para cada unidade um momento de análise do seu desempenho, ou seja, de seus processos, resultados, relações internas e externas, valores e de suas condições de funcionamento.

Para a elaboração e implantação, os gestores receberam formação que auxilia a escola na melhoria da aprendizagem dos alunos e, por conseguinte, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da unidade. Outras metas são: promover acessibilidade nos prédios escolares, informatização das escolas, implementação da educação integral, ampliação de atividades oferecidas aos estudantes e o fortalecimento dos conselhos escolares. Os gestores podem articular o PDE com outros programas, como o “Mais Educação”, “Escola Acessível”, “Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo)” e os conselhos escolares.

Clique aqui para visualizar dados sobre o PDE – Escola, no site do Ministério da Educação.