PROCEDIMENTO PARA ABERTURA E ALTERAÇÕES DE EMPRESA

1º PASSO – ANÁLISE DE VIABILIDADE

A consulta de Viabilidade é a primeira etapa para regularizar a sua empresa.

O interessado deverá consultar previamente a Prefeitura do Município de Piracicaba para saber se a atividade pode ou não ser desenvolvida no local escolhido. Depois, basta acessar o sistema Via Rápida Empresa – VRE REDESIM e efetuar a análise definitiva.

2º PASSO – COLETOR NACIONAL

Após a aprovação da Viabilidade, o interessado deverá acessar o Coletor Nacional – Sistema da Receita Federal do Brasil. No Coletor Nacional é preenchido o formulário eletrônico conhecido como DBE (Documento Básico de Entrada). O DBE é o documento utilizado para a prática de qualquer ato perante o CNPJ.

3º PASSO – REGISTRO (DBE)

Logo após a aprovação do DBE (Documento Básico de Entrada), o interessado deverá efetuar o registro no órgão correspondente: Junta Comercial, OAB ou Cartório.

Nesta etapa, os sistemas dos respectivos órgãos podem solicitar a coleta de dados adicionais para a geração de documentos.

4º PASSO – INSCRIÇÃO MUNICIPAL

Finalizado o registro na Junta Comercial, OAB ou Cartório, o interessado acessará o site . O formulário deverá ser preenchido pelo interessado e a documentação exigida deverá ser anexada.

A Inscrição Municipal será emitida no Cadastro Mobiliário de Contribuintes após a homologação do Setor de Cadastro da Secretaria Municipal de Finanças.

5º PASSO – LICENCIAMENTO

A etapa final para regularizar a sua empresa é o Licenciamento. É por meio dele que é emitido o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) e quando for o caso também será emitido o Alvará de Horário Especial.

O Licenciamento da empresa confirma a regularização do exercício de suas atividades.

O descumprimento das condições do Licenciamento sujeitará o responsável às penalidades cabíveis impostas pela competente Secretaria Municipal.

As orientações das Secretarias Municipais deverão ser cumpridas pelo responsável, conforme o enquadramento de Baixo, Médio ou Alto Risco.

6º PASSO – PRONTO!

A sua empresa está devidamente cadastrada na Secretaria Municipal de Finanças com a Inscrição Municipal de finalidade tributária e devidamente regularizada perante as competentes Secretarias Municipais através dos Licenciamentos e Autorizações.

Palavras-chave: Documento de Informação Cadastral Jurídica – DIC.